alt  

 

       

     alt   alt

 

  alt   alt   alt  

 

 

 

 

     CAMPANHA INTERNACIONAL

alt

         Veja a campanha AQUI

 


Cáritas Coimbra publica artigo e apresenta projeto em Bruxelas - evento paralelo da CoP


A Cáritas Coimbra (Carina Dantas e Ana Jegundo), em parceria com o Age-Friendly Netherland / AFEdemy e a NetwellCASALA elaboraram um artigo intitulado Smart Age-friendly Cities | Age-friendly Smart Cities!, publicado no site da Parceira Europeia de Inovação para um Envelhecimento Ativo e Saudável.

O planeamento da ação europeia e nacional após 2020 traz a necessidade de novas formas de trabalhar, planear, implementar e avaliar o progresso e impactos que eliminem o trabalho "em silos" com vista a uma abordagem global e holística. Ao nível urbano, a convergência de cidades inteligentes, cidades saudáveis, cidades favoráveis à idade e iniciativas de cidades verdes aponta para o futuro que todos desejamos. Um maior alinhamento entre as parcerias do Envelhecimento Ativo e Saudável (EIP-AHA) e das Cidades e Comunidades Inteligentes (Smart Cities) oferece a oportunidade de visar impactos sociais, ambientais e económicos comuns de forma mais integrada, abordando uma "sociedade para todas as idades". É para esta missão que a Cáritas de Coimbra tem trabalhado ao nível internacional e pretende manter essa aposta enquanto Coordenadora do grupo D4 "Age-Friendly Environments" da Parceria Europeia.

Este artigo será discutido num dos eventos paralelos da CoP – Conferência de Parceiros do EIP-AHA, no próximo dia 26 de fevereiro, em Bruxelas – "Cidades e ambientes inteligentes compatíveis com a idade: sinergias e crossovers.

No mesmo evento, Ana Jegundo irá apresentar o trabalho da Cáritas Coimbra no âmbito da literacia digital dos adultos mais velhos da região.
Nos últimos 4 anos, a Cáritas tem vindo a dar corpo a este processo através da implementação de tecnologias inovadoras; este é um processo contínuo com novos projetos criados e testados, o que leva a um conhecimento e know-how mais amplos das potencialidades dos seus utentes mais velhos, que podem assim assumir a liderança na escolha das tecnologias mais adequadas às suas necessidades, envolvendo-se ativamente na gestão do seu próprio processo de envelhecimento e na ativação da cidadania.

Esta iniciativa é transversal a muitos centros em diferentes regiões e cenários (cidade, baixa densidade, bairros privados, etc.) com idosos apoiados pela Caritas Coimbra em centro de dia, apoio domiciliário e unidades residenciais.


Smart age-friendly cities