Comissão Nacional Justiça e Paz

  • Aumentar o tamanho da fonte
  • Tamanho padrão da fonte
  • Diminuir tamanho da fonte

Grupo de Estudos «SRS 41» reflecte sobre o pensamento social cristão

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
«...apresentei à Direcção da Faculdade de Teologia um projecto para um grupo de estudos (a chamar-se, eventualmente, SRS 41, como referência ao n. 41 da Sollicitudo rei socialis), sobre Doutrina Social da Igreja como Teologia Moral, destinado a pessoas com interesse no pensamento social cristão e que correspondam a uma das seguintes alíneas:

a) tenham obtido aprovação na cadeira de Teologia Moral Social do curso de Mestrado Integrado em Teologia;
b) tenham obtido aprovação na cadeira de Ética Social Cristã do curso de Licenciatura em Ciências Religiosas;
c) tenham obtido aprovação no curso e-learning "Cuidar do Mundo: Introdução à Doutrina Social da Igreja" da nossa Faculdade;
d) se encontrem a fazer pós-graduações em estudos sociais;
e) se encontrem entre os destinatários dos Seminários de DSI promovidos nestes dois anos pela Comissão acional Justiça e Paz (CNJP) e pela Faculdade de Teologia.

O Grupo de Estudos SRS 41 procurará investigar, a partir das competências e dos interesses dos membros, dimensões implicadas no âmbito da ética teológica que se ocupa especificamente do "viver com os outros na cidade" e correspondem ao pensamento social cristão.
Procurar-se-á estudar o que quer dizer secularidade e cidadania (sermos discípulos de Jesus e vida social), estar atento à dimensão da historicidade e ao contexto da fé em que se dá a decisão moral do crente. A atenção estender-se-á ao âmbito político, às estruturas económicas, ao desenvolvimento e distribuição dos recursos, à família, aos migrantes e à resolução de conflitos. Reflectir-se-á na eficácia histórica do bem e do mal, sublinhando o valor da relacionalidade.
No termo de algumas etapas, se o percurso for realizado com certa coerência, poder-se-á chegar a produtos finais que assinalariam o andamento do grupo: um artigo, uma monografia, um pequeno volume (por exemplo, um vocabulário de pensamento social cristão), um curso livre (por exemplo, destinado a animadores de âmbito paroquial), uma acção (promovida, por exemplo, em colaboração com a CNJP). *
* J. M. PEREIRA DE ALMEIDA, O elogio do bem comum numa cultura de raiz individualista - contributos da Doutrina Social da Igreja, CNJP, Lisboa, 2008.

Todas as informações em /instituicao/pub/64/noticia.asp?jornalid=64&noticiaid=33172