Comissão Nacional Justiça e Paz

  • Aumentar o tamanho da fonte
  • Tamanho padrão da fonte
  • Diminuir tamanho da fonte
Notícias CNJP

UMA PANDEMIA, UM DESAFIO À SOLIDARIEDADE

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
 

virus-covid-19-

UMA PANDEMIA, UM DESAFIO À SOLIDARIEDADE

Nota da Comissão Nacional Justiça e Paz

 «Somos ondas do mesmo mar, folhas da mesma árvore, flores do mesmo jardim» – frases que acompanharam a recente oferta de máscaras protetoras da China à Itália
 
Foi o mundo inteiro surpreendido pela difusão do vírus Covid-19 a uma escala que muitos considerariam inimaginável nos tempos de hoje, de tão benéficos progressos científicos.
 
Parecemos regressados a outros tempos, os das pestes medievais ou das epidemias de há cem anos. Este facto faz-nos refletir na ilusão a que nos conduz o excesso de confiança nas capacidades humanas e na ciência. O ser humano continua a ser vulnerável diante da doença e da morte e deve reconhecer humildemente essa sua vulnerabilidade.
 
Mas outras importantes lições se podem colher deste surpreendente fenómeno.
Continuar...
 

Manuela Silva - Missa de 30º dia

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

Manuela silva-388x260

A Comissão Nacional Justiça e Paz convida todos os seus amigos e colaboradores a participar na missa de 30º dia do falecimento de Manuela Silva que será celebrada no dia 9 de Novembro, pelas 19h00, na Igreja de Santa Isabel, em Lisboa.

A celebração será presidida por SER D. Juan José Omella, Cardeal-Arcebispo de Barcelona que, na manhã desse dia, intervirá na Conferência Anual da CNJP. www.ecclesia.pt/cnjp

 

AUDIÇÃO PARLAMENTAR SOBRE O REGIME JURÍDICO DAS ARMAS

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

CNJP Audição Pública AR

 

AUDIÇÃO PARLAMENTAR SOBRE O REGIME JURÍDICO DAS ARMAS

CONTRIBUTO DA COMISSÃO NACIONAL JUSTIÇA E PAZ

            A Comissão Nacional Justiça e Paz agradece à Assembleia da República a oportunidade que lhe foi dada de se pronunciar sobre a Proposta de Lei n.º 154/XIII de alteração ao regime jurídico das armas.

            A Comissão Nacional Justiça e Paz é um organismo da Conferência Episcopal Portuguesa que tem por missão olhar a realidade nacional e internacional à luz do Evangelho e da doutrina social da Igreja e, a essa luz, intervir no âmbito da formação da opinião pública.

Muitas das questões suscitadas pela alteração legislativa em discussão relevam de aspetos técnico-jurídicos ou de opções de política legislativa que extravasam do âmbito da missão da Comissão Nacional Justiça e Paz e, por isso, limitar-me-ei a salientar uma ideia básica que tem orientado a ação desta Comissão nesta área já desde há alguns anos.

Continuar...
 

PARA MUDAR O FINAL Nota da Comissão Nacional Justiça e Paz sobre a relevância da “honestidade”

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

HonestidadeNotícia Agência Ecclesia 

Notícia RR

Notícia Família Cristã