Comissão Nacional Justiça e Paz

  • Aumentar o tamanho da fonte
  • Tamanho padrão da fonte
  • Diminuir tamanho da fonte
Justitia et Pax Europa

Comunicado de imprensa sobre o Conselho Europeu de Junho

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

O Secretário Geral da rede Justiça e Paz Europa lançou recentemente um comunicado de imprensa sobre o Conselho Europeu dos passados dias 25 e 26 de Junho que abordou os temas da Segurança e Defesa -- «Elevadas expetativas, resultados modestos»:

Na cimeira europeia de dezembro de 2013, os chefes de estado e de governo discutiram a Defesa europeia pela primeira vez, desde o tratado de Lisboa. Concordaram em reiniciar a Política Comum de Defesa e Segurança e voltar a discutir o assunto em junho de 2015. Dessa forma, as expetativas eram elevadas na reunião do Conselho Europeu de 25 e 26 de Junho, os resultados foram, porém, desanimadores.

[comunicado em PDF (inglês)]

 

Comunicado sobre a encíclica «Laudato Si»

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

O arcebispo do Luxemburgo e presidente da rede Justiça e Paz Europa, Jean-Claude Hollerich, publicou um comunicado sobre a nova encíclica do Papa Francisco «Laudato Si»:

[...] o Papa Francisco endereçou a sua carta encíclia «Laudato Si», sobre o cuidado da nossa casa comum, a todas as pessoas que habitam o nosso planeta. Teve um enorme eco por todo o mundo. A maioria das reações foram positivas. De facto, o Santo Padre expressou a questão que mais preocupa a humanidade. O Papa não só falou para todos mas falou em nome de todos nós. Fê-lo de forma modesta, considerando os ensinamentos dos seus predecessores, dos irmãos bispos e outros líderes religiosos, aceitando o contributo da ciência e recusando oferecer soluções políticas ou técnicas. Depois de ler esta longa e bonita carta, gostaria de partilhar alguns comentários sobre a perspectiva europeia enquanto presidente da rede Justiça e Paz Europa.

[comunicado em PDF (inglês) | encíclica «Laudato Si»]

 

Comunicado de imprensa: promover os direitos sociais -- reduzir a desigualdade

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
O comité executivo da rede Justiça e Paz Europa lançou recentemente o comunicado de imprensa: «Promover os direitos sociais -- reduzir a desigualdade» por ocasião da publicação do «Documento de Bruxelas» na sequência da conferência organizada pela presidência belga do Conselho da Europa em Fevereiro passado.
 
 

O nacionalismo de exclusão

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

A Conferência das Comissões Europeias Justiça e Paz, lançou a sua ação concertada para a Quaresma de 2015 sobre o crescimento do racismo e da xenofobia na Europa, à qual a Comissão Nacional Justiça e Paz se associa.

Através do continente Europeu, as eleições a nível regional, nacional e europeu têm revelado uma nova ascensão de partidos que defendem a supremacia dos interesses nacionais sobre valores humanos universais, bem como sobre os compromissos e obrigações internacionais. Como fenómeno transeuropeu que é, este é um assunto de grande inquietação. Pedimos a todos os líderes políticos e à sociedade civil em geral para nos unirmos na preparação de uma resposta firme ao aumento do crescente racismo e xenofobia na Europa, a fim de garantir o respeito pelos direitos de cada indivíduo e de buscar a unidade na diversidade como a base para uma sociedade rica e verdadeiramente humana.

[comunicado em PDF | Justitia et Pax Europa]

 

CONFERÊNCIA DAS COMISSÕES EUROPEIAS JUSTIÇA E PAZ - Press Release

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

alt

O workshop internacional da Conferência das Comissões Europeias Justiça e Paz teve este ano lugar em Vilnius, na Lituânia, entre 17 e 19 de Setembro. O tema foi: "O dom da liberdade: uma história de transições e desafios", em reconhecimento do facto de que 2010 é um aniversário especial para a Lituânia, marcando os vinte anos desde o restabelecimento da independência, depois do fim do regime soviético.

 

 

Continuar...
 


Pág. 3 de 4