CAMINHAR JUNTOS PARA A PÁSCOA
Reflexão Quaresmal de 2021 da Comissão Nacional Justiça e Paz
«Vamos subir a Jerusalém» (Mt 20, 18)
Eis-nos de novo na Quaresma e o Papa Francisco convida-nos a juntarmo-nos a Jesus que nos diz: «Vamos subir a Jerusalém...».
A Quaresma é sempre um tempo especial, mas esta apresenta-se com uma nova fisionomia, apresenta-se carregada de medos num caminho armadilhado e por isso a tentação de desistir da caminhada é grande. Na sua Mensagem, no entanto, o Papa diz-nos que é um «tempo para renovar fé, esperança e caridade». Subir a Jerusalém é ir ao encontro da Páscoa.
Subir a Jerusalém é um caminho a percorrer e podemos fazê-lo juntos no desafio da comunhão e assim «recebemos com o coração aberto o amor de Deus que nos transforma em irmãos e irmãs em Cristo».
O trajeto do tempo presente, o troço que nos propomos calcorrear, tem vários encontros à nossa espera. É uma subida com «a luz da Ressurreição que anima os sentimentos, atitudes e opções» e se orienta pelos marcos da fé, esperança e caridade.
1. A fé chama-nos a acolher a Verdade e a tornar-nos suas testemunhas diante de Deus e de todos os nossos irmãos e irmãs
«A fé não resolve a nossa sede.
Muitas vezes intensifica-a, destapa-a e,
em algumas circunstâncias,
torna-a até mais dramática.
Mas a fé ajuda-nos a ver na sede
Uma forma de caminho e de oração».
Tolentino Mendonça, in Elogio da Sede