Comissão Nacional Justiça e Paz

  • Aumentar o tamanho da fonte
  • Tamanho padrão da fonte
  • Diminuir tamanho da fonte
Reflexões

FAZER A PÁSCOA Reflexão Quaresmal de 2019 da Comissão Nacional Justiça e Paz

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

Reflexão CNJP 2019 Capa

FAZER A PÁSCOA

Reflexão Quaresmal de 2019 da Comissão Nacional Justiça e Paz

«A criação encontra-se em expetativa ansiosa, aguardando a revelação dos filhos de Deus» (Rm 8, 19)

Com esta citação de S. Paulo aos Romanos o Papa Francisco inicia a sua Mensagem para a Quaresma de 2019. Fala na Quaresma como um «itinerário de preparação» para a Páscoa que, ano após ano, percorremos. O dicionário diz-nos, entre outras palavras, que “preparação” significa “obra prévia”. Há, portanto, que fazer alguma coisa para podermos entrar na Páscoa. As “cinzas” significam que somos pó e em pó nos havemos de tornar. São um chamamento à conversão. Francisco alerta-nos para a força negativa do pecado e para a possibilidade de perdão, insistindo que «a harmonia gerada pela redenção» está por alcançar. «Convertei-vos!» - afirma João Batista (cf Mt 3,2).

A Encíclica Laudato Sí continua a ser a força inspiradora para a  mensagem do Papa. Respeitai e convertei a criação! Reparai a criação! Francisco convida-nos a não desperdiçar “este tempo favorável” da Quaresma. Ao desejar que tornemos este tempo favorável, a Comissão Nacional Justiça e Paz (CNJP) elabora um conjunto de propostas que deixa à consideração dos cristãos e de todos os homens e mulheres de boa vontade.

Continuar...
 

Fazer Caminho: Das Pedras ao Fogo da Páscoa

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

Reflexao Quaresma 2018 capaA Comissão Nacional Justiça e Paz publicou a sua reflexão para a Quaresma de 2018: Fazer Caminho: Das Pedras ao Fogo da Páscoa.

 

«O "Outro" é um dom a que nos devemos dar» -- reflexão da CNJP para a Quaresma 2017

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

“O cristão — na Quaresma — é chamado a voltar para Deus «de todo o coração» (Jl 2, 12), não se contentando com uma vida medíocre, mas crescendo na amizade do Senhor”. Assim começa o desafo que o Papa Francisco deixa a todos os cristãos nesta preparação para a Páscoa de 2017.

«O "Outro" é um dom a que nos devemos dar» -- reflexão da CNJP para a Quaresma 2017

Continuar...
 

«Misericórdia e diálogo»

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

Disponibiliza-se a comunicação do presidente da CNJP, Pedro Vaz Patto, apresentada nas "conferências de maio" do Centro de Reflexão Cristã com o tema «Misericórdia e diálogo».

[documento em PDF]

 

Viver a Quaresma no Ano da Misericórdia

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

reflexao quaresma 2016A Comissão Nacional Justiça e Paz publicou a Reflexão para a Quaresma de 2016 intitulada «Viver a Quaresma no Ano da Misericórdia».

Está a ser preparada uma edição impressa que será distribuída nos próximos dias junto dos destinatários habituais e/ou outros que o solicitem ao Secretariado da Comissão.

[Viver a Quaresma no Ano da Misericórdia (documento em PDF) | notícia Ecclesia]

 


Pág. 1 de 2