Comissão Nacional Justiça e Paz

  • Aumentar o tamanho da fonte
  • Tamanho padrão da fonte
  • Diminuir tamanho da fonte
Dia Mundial da Paz

«A PAZ COMO CAMINHO DE ESPERANÇA: DIÁLOGO, RECONCILIAÇÃO E CONVERSÃO ECOLÓGICA»

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

Dia Mundial da Paz 2020

 

MENSAGEM DO SANTO PADRE FRANCISCO

PARA A CELEBRAÇÃO DO DIA MUNDIAL DA PAZ

1º DE JANEIRO DE 2020

 

«A PAZ COMO CAMINHO DE ESPERANÇA:

DIÁLOGO, RECONCILIAÇÃO E CONVERSÃO ECOLÓGICA»


 

1. A paz, caminho de esperança face aos obstáculos e às provações

A paz é um bem precioso, objeto da nossa esperança; por ela aspira toda a humanidade. Pôr esperança na paz é um comportamento humano que alberga uma tal tensão existencial que o momento presente, às vezes até fatigante, «pode ser vivido e aceite, se levar a uma meta e se pudermos estar seguros dessa meta, se esta meta for tão grande que justifique a fadiga do caminho»1. Assim, a esperança é a virtude que nos coloca a caminho, que nos dá asas para continuar, mesmo quando os obstáculos parecem intransponíveis.

A nossa comunidade humana traz, na memória e na carne, os sinais das guerras e dos conflitos que têm vindo a suceder-se, com crescente capacidade destruidora, afetando especialmente os mais pobres e os mais frágeis. Há nações inteiras que lutam para se libertarem das cadeias de exploração e corrupção que alimentam ódios e violências. A muitos homens e mulheres, crianças e idosos, ainda hoje se nega a dignidade, a integridade física, a liberdade – incluindo a liberdade religiosa –, a solidariedade comunitária, a esperança no futuro. Inúmeras vítimas inocentes carregam sobre si o tormento da humilhação e da exclusão, do luto e da injustiça, se não mesmo os traumas resultantes da opressão sistemática contra o seu povo e os seus entes queridos.

Continuar...
 

Mensagem do Papa Francisco para o 52º Dia Mundial da Paz

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

1papa pomba branca

                  Mensagem do Papa Francisco para o 52º Dia Mundial da Paz

                                 A boa política está ao serviço da paz

 «A paz esteja nesta casa!»

Jesus, ao enviar em missão os seus discípulos, disse-lhes: «Em qualquer casa em que entrardes, dizei primeiro: “A paz esteja nesta casa!” E, se lá houver um homem de paz, sobre ele repousará a vossa paz; se não, voltará para vós» (Lc 10, 5-6).

Oferecer a paz está no coração da missão dos discípulos de Cristo. E esta oferta é feita a todos os homens e mulheres que, no meio dos dramas e violências da história humana, esperam na paz.[1] A «casa», de que fala Jesus, é cada família, cada comunidade, cada país, cada continente, na sua singularidade e história; antes de mais nada, é cada pessoa, sem distinção nem discriminação alguma. E é também a nossa «casa comum»: o planeta onde Deus nos colocou a morar e do qual somos chamados a cuidar com solicitude.

Eis, pois, os meus votos no início do novo ano: «A paz esteja nesta casa!»

Continuar...
 

«Migrantes e refugiados: homens e mulheres em busca de paz»

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

Mensagem do Papa Francisco para a celebração do 51º Dia Mundial da Paz 2018 - «Migrantes e refugiados: homens e mulheres em busca de paz».

 

«A não-violência: estilo de uma política para a paz» -- dia mundial da Paz 2017

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

Mensagem do Papa Francisco para o dia mundial da Paz 2017

[documento em PDF | notícia Ecclesia]

 

«Vence a indiferença e conquista a Paz»

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

mensagem do Papa Francisco para o dia mundial da Paz 2016

Deus não é indiferente; importa-Lhe a humanidade! Deus não a abandona! Com esta minha profunda convicção, quero, no início do novo ano, formular votos de paz e bênçãos abundantes, sob o signo da esperança, para o futuro de cada homem e mulher, de cada família, povo e nação do mundo, e também dos chefes de Estado e de governo e dos responsáveis das religiões. Com efeito, não perdemos a esperança de que o ano de 2016 nos veja a todos firme e confiadamente empenhados, nos diferentes níveis, a realizar a justiça e a trabalhar pela paz. Na verdade, esta é dom de Deus e trabalho dos homens; a paz é dom de Deus, mas confiado a todos os homens e a todas as mulheres, que são chamados a realizá-lo.

[mensagem

Continuar...
 


Pág. 1 de 2