Comissão Nacional Justiça e Paz

  • Aumentar o tamanho da fonte
  • Tamanho padrão da fonte
  • Diminuir tamanho da fonte
Internacional

nota da Comissão Geral Justiça e Paz espanhola sobre a situação da Catalunha

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

[documento em PDF]

Perante a preocupante situação política e social existente na Catalunha, a Comissão Geral de Justiça e Paz, com o desejo de propor algumas palavras que favoreçam a paz e o entendimento, afirma:

Continuar...
 

declaração final do encontro das comissões justiça e paz europeias

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

Declaração Final do seminário internacional da Conferência das Comissões Justiça e Paz Europeias, que decorreu de 22 a 24 de setembro, em Taizé (França) 

[documento em PDF]

Delegados de 21 comissões da Conferência das Comissões Justiça e Paz Europeias (Justiça e Paz Europa) reuniram-se de 22 a 24 de setembro de 2017 no seu seminário internacional anual. O encontro, com o tema “Raízes espirituais e frutos políticos: peregrinação pela justiça, pela paz e pelo cuidado da criação”, teve lugar em Taizé, onde a comunidade cristã ecuménica acolheu e apoiou esses delegados tanto nas suas deliberações, como com as suas orações. O encontro marcou o 50º aniversario da criação do Conselho Pontifício “Justiça e Paz”, cujo nome foi alterado e que se fundiu com outros três Conselhos Pontifícios, no ano passado, no Dicastério para a Promoção do Desenvolvimento Humano Integral.

Continuar...
 

Bispos europeus e americanos apelam a desarmamento nuclear global

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Bruxelas, 6 de Julho — o arcebispo Jean-Claude Hollerich, presidente da conferência europeia de Comissões Justiça e Paz, presidente da Comissão sobre Justiça e Paz International dos bispos americanos publicou hoje uma declaração pela "total eliminação das armas nucleares".
Intitulada “Nuclear Disarmament: Seeking Human Security,” a declaração foi emitida coincidindo com a conclusão de uma reunião das Nações Unidas para a "negociação de um tratado com força legal para proibir as armas nucleares, com vista à sua erradicação." 
 
A declaração completa pode ser lida em http://www.juspax-eu.org.
 
 

A Europa na Encruzilhada

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

Justiça e Paz Europa: Ação Concertada 2017

O projeto para uma Europa pacífica e unificada está numa encruzilhada. Isto foi demonstrado também pelo referendo que conduziu ao Brexit, no Reino Unido, em junho de 2016, que inaugurou um período de dúvida e incerteza. Deve ser visto como um sinal alarmante de uma ampla insatisfação e mal-estar, que exige respostas convincentes. Nesta situação, a "confusão política", que por muito tempo tem sido uma estratégia bem sucedida, já não é suficiente. Para que o projeto europeu seja renovado, é necessária uma visão clara do seu mérito excecional, combinada com um discurso público a nível europeu sobre a sua identidade e futuro, bem como os valores em que assenta. A Conferência Europeia das Comissões de Justiça e Paz (Justiça e Paz Europa) apresenta as seguintes dez propostas políticas...

Continuar...
 

«A não-violência: estilo de uma política para a paz» -- dia mundial da Paz 2017

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

Mensagem do Papa Francisco para o dia mundial da Paz 2017

[documento em PDF | notícia Ecclesia]

 


Pág. 1 de 3