Comissão Nacional Justiça e Paz

  • Aumentar o tamanho da fonte
  • Tamanho padrão da fonte
  • Diminuir tamanho da fonte
Notícias

Manuela Silva - Missa de 30º dia

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

Manuela silva-388x260

A Comissão Nacional Justiça e Paz convida todos os seus amigos e colaboradores a participar na missa de 30º dia do falecimento de Manuela Silva que será celebrada no dia 9 de Novembro, pelas 19h00, na Igreja de Santa Isabel, em Lisboa.

A celebração será presidida por SER D. Juan José Omella, Cardeal-Arcebispo de Barcelona que, na manhã desse dia, intervirá na Conferência Anual da CNJP. www.ecclesia.pt/cnjp

 

«COM OS POBRES» Conferência Anual da CNJP

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

A Comissão Nacional Justiça e Paz, organismo da Conferência Episcopal Portuguesa dedicado à análise e reflexão sobre questões da atualidade nacional e internacional ligadas à justiça e à paz, realiza a sua habitual Conferência Anual no dia 9 de novembro de 2019, no Centro Cultural Franciscano, em Lisboa. A temática da Conferência «Com os Pobres», está relacionada com o Dia Mundial dos Pobres, que se celebra em data próxima, no âmbito da Igreja Católica.

Contaremos, entre outras, com as intervenções de D. Juan José Omella, Cardeal-Arcebispo de Barcelona e de D. José Traquina, Bispo de Santarém e Presidente da Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana.

 

                                                                                                     Programa e Formulário de Inscrição: https://forms.gle/FRtNnZeMYEWCaECk8
                                                                                              

CNJP Conferência 2019 CARTAZ VFCNJP conferencia 19-page-002

 

Mensagem do Papa Francisco para a Quaresma de 2019

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF


Brasão Papa Francisco

Mensagem do Papa Francisco para a Quaresma de 2019

«A criação encontra-se em expetativa ansiosa, aguardando a revelação dos filhos de Deus» (Rm 8, 19)

Queridos irmãos e irmãs!

Todos os anos, por meio da Mãe Igreja, Deus «concede aos seus fiéis a graça de se prepararem, na alegria do coração purificado, para celebrar as festas pascais, a fim de que (…), participando nos mistérios da renovação cristã, alcancem a plenitude da filiação divina» (Prefácio I da Quaresma). Assim, de Páscoa em Páscoa, podemos caminhar para a realização da salvação que já recebemos, graças ao mistério pascal de Cristo: «De facto, foi na esperança que fomos salvos» (Rm 8, 24). Este mistério de salvação, já operante em nós durante a vida terrena, é um processo dinâmico que abrange também a história e toda a criação. São Paulo chega a dizer: «Até a criação se encontra em expetativa ansiosa, aguardando a revelação dos filhos de Deus» (Rm 8, 19). Nesta perspetiva, gostaria de oferecer algumas propostas de reflexão, que acompanhem o nosso caminho de conversão na próxima Quaresma.

Continuar...
 

AUDIÇÃO PARLAMENTAR SOBRE O REGIME JURÍDICO DAS ARMAS

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

CNJP Audição Pública AR

 

AUDIÇÃO PARLAMENTAR SOBRE O REGIME JURÍDICO DAS ARMAS

CONTRIBUTO DA COMISSÃO NACIONAL JUSTIÇA E PAZ

            A Comissão Nacional Justiça e Paz agradece à Assembleia da República a oportunidade que lhe foi dada de se pronunciar sobre a Proposta de Lei n.º 154/XIII de alteração ao regime jurídico das armas.

            A Comissão Nacional Justiça e Paz é um organismo da Conferência Episcopal Portuguesa que tem por missão olhar a realidade nacional e internacional à luz do Evangelho e da doutrina social da Igreja e, a essa luz, intervir no âmbito da formação da opinião pública.

Muitas das questões suscitadas pela alteração legislativa em discussão relevam de aspetos técnico-jurídicos ou de opções de política legislativa que extravasam do âmbito da missão da Comissão Nacional Justiça e Paz e, por isso, limitar-me-ei a salientar uma ideia básica que tem orientado a ação desta Comissão nesta área já desde há alguns anos.

Continuar...
 

Presidente da CNJP em entrevista à Agência Ecclesia (31 Dezembro 2018)

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF