Comissão Nacional Justiça e Paz

  • Aumentar o tamanho da fonte
  • Tamanho padrão da fonte
  • Diminuir tamanho da fonte
Notícias

Uma lei que não pode ser melhorada

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

No momento em que escrevo, o Parlamento acaba de aprovar uma nova versão do projeto que legaliza a maternidade de substituição. Para os proponentes, trata-se da resposta ao apelo do Presidente da República no sentido de “melhorar” a primeira versão dessa lei, suprindo algumas lacunas já anteriormente apontadas em dois pareceres do Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida (C.N.E.C.V.). Impõe-se afirmar, com vigor e clareza, que uma qualquer lei que legalize a maternidade de substituição não pode ser “melhorada”, porque esta é uma prática intrinsecamente contrária à dignidade humana (e, assim, contrária ao disposto no artigo 67.º, n. 2, e), da Constituição portuguesa) e nenhum enquadramento jurídico poderá obviar a isso.

Continuar...
 

Síria: A Paz é possível - 2ª Campanha Mundial da Cáritas Internationalis

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

 

FINAL SM SYRIA PEACE IS POSSIBLETUES 28TH JUNE 4PM4A Comissão Nacional Justiça e Paz divulga a 2.ª campanha mundial da Cáritas Internationalis convidando todos a participar na iniciativa: Síria: A paz é possível.

O Papa Francisco exorta a comunidade internacional a encontrar uma solução para a guerra na Síria.

Como parte da campanha, a Cáritas Portuguesa – dinamizadora nacional – irá apelar ao Governo Português que participe ativamente em soluções que possam por fim a esta guerra. Na página http://syria.caritas.org pode aderir a esta campanha e encontrar diversas formas e propostas de ação.

 

Entrevista: «Atenção aos mais pobres»

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

 

Contrastes

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Texto de Maria do Rosário Caneiro publicado na página da Rádio Renascença
 
Nunca como hoje se atingiram níveis tão elevados de bem-estar e de sofisticação. Contudo, por ganância, dominação, indiferença, construímos e vivemos num mundo profundamente desumano.

Mais de oitocentos milhões de pessoas são vítimas de fome crónica ou de subnutrição enquanto cerca de 30% da população mundial padece de obesidade.

Continuar...
 

«Amoris Laetitia»

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

O Papa Franscisco convida à leitura da sua exortação apostólica Amoris Laetitia de uma forma paciente e não apressada. Na verdade, a multiplicidade de temas nela abordados, desde o amor e o diálogo no casal, às crises matrimoniais, à fecundidade e à educação, já levou a qualificar este documento como “enciclopédia” da família. Uma das muitas vertentes por que poderá ser analisada é a da função social da família e das políticas de família.

Continuar...