Comissão Nacional Justiça e Paz

  • Aumentar o tamanho da fonte
  • Tamanho padrão da fonte
  • Diminuir tamanho da fonte
Notícias

«Pastoral Social na Europa»

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

O jornal «Voz da Verdade» publicou recentemente um artigo do P.e Duarte da Cunha sobre o encontro europeu entre cinco redes de organizações da Igreja presentes em todos ou quase todos os países europeus e empenhados na Pastoral Social: Caritas Europa; Comissão Católica Internacional para as Migrações (ICMC); Centro Europeu para as Questões dos Trabalhadores (EZA), a Comissão Justiça e Paz Europa e a Comissão das Conferências Episcopais junto da Comunidade Europeia (COMECE).

[artigo]

 

Sessão de Estudos: «Queremos uma Sociedade mais Justa? Os cidadãos e o Estado»

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

O Metanoia - Movimento Católico de Profissionais vai realizar a sua Sessão de Estudos subordinada ao tema «Queremos uma Sociedade mais Justa? Os cidadãos e o Estado».

O encontro realiza-se no dia 28 de Fevereiro de 2015 na Casa Diocesana de Vilar, no Porto.

[folheto | apresentação]

 

Entrevista Rádio Vaticano: a urgência do diálogo entre culturas e religiões

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

Em entrevista à Rádio Vaticano sobre o recente comunicado da CNJP a propósito dos ataques terroristas de Paris e da Nigéria, o seu presidente reafirma a “urgência” do diálogo entre culturas e religiões:

É o desafio lançado em entrevista à Rádio Vaticano pelo Juiz Pedro Vaz Patto a propósito dos ataques terroristas em Paris e na Nigéria, acontecimentos que levaram a CNJP a divulgar em Lisboa um comunicado onde sublinha a importância do diálogo para a “convivência pacífica e harmoniosa” entre pessoas de diferentes culturas e religiões.

[entrevista Rádio Vaticano | comunicado da CNJP]

 

Terraço em Diálogo: «Condições para a Justiça»

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

O movimento Graal promove no próximo dia 19 de Fevereiro, às 18:00 horas, o 5º encontro Terraço em Diálogo. O tema do encontro é «Condições para a Justiça» e o orador convidado será Álvaro Laborinho Lúcio, juiz conselheiro jubilado do Supremo Tribunal de Justiça, questionado por Ana Luísa Amaral, poeta e professora da Faculdade de Letras do Porto.

O encontro realiza-se no Terraço do Graal (Rua Luciano Cordeiro, n.º 24, 6.ºA, Lisboa).

[cartaz em PDF | inscrições no site do Graal]

 

Semana Social angolana

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

De 27 a 31 de Janeiro de 2015 realizou-se em Luanda a Semana Social, onde se refletiu e debateu sobre a “igualdade de oportunidades”. Apresenta-se o documento de conclusões, onde os participante pedem mais oportunidades que fomentem a cidadania, políticas que promovam a igualdade de género e investimento no “capital humano” de Angola.

[documento de conclusões em PDF | notícia Ecclesia | artigo instituto Mosaiko]