Comissão Nacional Justiça e Paz

  • Aumentar o tamanho da fonte
  • Tamanho padrão da fonte
  • Diminuir tamanho da fonte
Notícias

Entrevista Rádio Vaticano: "Aumento da pobreza não é inevitável"

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

“O aumento da pobreza não é inevitável”: o apelo é do presidente da Comissão Nacional Justiça e Paz, em entrevista à Rádio Vaticano a propósito da reflexão para a Quaresma da CNJP cujo tema é “Da Globalização da Indiferença a uma Ética do Cuidado”:

Em entrevista à Rádio Vaticano o  juiz Pedro Vaz Patto sublinha que “há um défice de coesão social em Portugal” e aponta a urgência de “uma ética do cuidado” para com o Outro.

Ao jornalista Domingos  Pinto, o presidente da Comissão Nacional Justiça e Paz começa por fazer um apelo contra a indiferença perante os mais desfavorecidos.

 [artigo Rádio Vaticano | reflexão para a Quaresma 2015]

 

Reforçar a segurança social

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

O Grupo Economia e Sociedade acaba de tornar pública a sua posição sobre a reforma da Segurança Social intitulado: "Reforçar a segurança social: uma necessidade política e uma exigência ética".

[documento em PDF | blogue Areia dos Dias]


 

«Pastoral Social na Europa»

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

O jornal «Voz da Verdade» publicou recentemente um artigo do P.e Duarte da Cunha sobre o encontro europeu entre cinco redes de organizações da Igreja presentes em todos ou quase todos os países europeus e empenhados na Pastoral Social: Caritas Europa; Comissão Católica Internacional para as Migrações (ICMC); Centro Europeu para as Questões dos Trabalhadores (EZA), a Comissão Justiça e Paz Europa e a Comissão das Conferências Episcopais junto da Comunidade Europeia (COMECE).

[artigo]

 

Sessão de Estudos: «Queremos uma Sociedade mais Justa? Os cidadãos e o Estado»

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

O Metanoia - Movimento Católico de Profissionais vai realizar a sua Sessão de Estudos subordinada ao tema «Queremos uma Sociedade mais Justa? Os cidadãos e o Estado».

O encontro realiza-se no dia 28 de Fevereiro de 2015 na Casa Diocesana de Vilar, no Porto.

[folheto | apresentação]

 

Entrevista Rádio Vaticano: a urgência do diálogo entre culturas e religiões

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

Em entrevista à Rádio Vaticano sobre o recente comunicado da CNJP a propósito dos ataques terroristas de Paris e da Nigéria, o seu presidente reafirma a “urgência” do diálogo entre culturas e religiões:

É o desafio lançado em entrevista à Rádio Vaticano pelo Juiz Pedro Vaz Patto a propósito dos ataques terroristas em Paris e na Nigéria, acontecimentos que levaram a CNJP a divulgar em Lisboa um comunicado onde sublinha a importância do diálogo para a “convivência pacífica e harmoniosa” entre pessoas de diferentes culturas e religiões.

[entrevista Rádio Vaticano | comunicado da CNJP]