Comissão Nacional Justiça e Paz

  • Aumentar o tamanho da fonte
  • Tamanho padrão da fonte
  • Diminuir tamanho da fonte
Notícias

Escutar a Cidade: «Pobreza, emprego e crise financeira»

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

escutar a cidade 16 AbrilA iniciatica Escutar a Cidade terá, no próximo dia 16, novo encontro às 19h00 no Fórum Lisboa (Av. Roma, 14 L): 

Pobreza, emprego e crise financeira são, talvez, as questões mais cruciais que a sociedade portuguesa enfrenta. Os pobres são também os preferidos do Senhor. E é sobre eles e sobre a falta de empregos resultantes da atual crise financeira que a próxima sessão do “Escutar a Cidade” se debruça. (...) Perante a dimensão e a intensidade dos problemas que conhecemos somos tentados a desesperar, a sentirmo-nos impotentes, a desvalorizar a importância do que pode ser a nossa atenção, a nossa voz e a nossa intervenção. Por isso mesmo, mais relevante se torna escutar os desafios daqueles que esperam, sobre estes problemas, respostas das comunidades cristãs da diocese. Este é o sentido do convite que lhe fazemos para participar nesta sessão e para a divulgar junto dos seus amigos e conhecidos. Acreditamos que o percurso sinodal já realizado nos ensina como a disponibilidade da escuta leva à mudança. Esperamos por todos no dia 16 de abril a partir das 19h00 no Fórum Lisboa (Av. Roma, 14 L). A entrada é livre.

 

Entrevista Rádio Vaticano: "Aumento da pobreza não é inevitável"

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

“O aumento da pobreza não é inevitável”: o apelo é do presidente da Comissão Nacional Justiça e Paz, em entrevista à Rádio Vaticano a propósito da reflexão para a Quaresma da CNJP cujo tema é “Da Globalização da Indiferença a uma Ética do Cuidado”:

Em entrevista à Rádio Vaticano o  juiz Pedro Vaz Patto sublinha que “há um défice de coesão social em Portugal” e aponta a urgência de “uma ética do cuidado” para com o Outro.

Ao jornalista Domingos  Pinto, o presidente da Comissão Nacional Justiça e Paz começa por fazer um apelo contra a indiferença perante os mais desfavorecidos.

 [artigo Rádio Vaticano | reflexão para a Quaresma 2015]

 

Reforçar a segurança social

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

O Grupo Economia e Sociedade acaba de tornar pública a sua posição sobre a reforma da Segurança Social intitulado: "Reforçar a segurança social: uma necessidade política e uma exigência ética".

[documento em PDF | blogue Areia dos Dias]


 

«Pastoral Social na Europa»

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

O jornal «Voz da Verdade» publicou recentemente um artigo do P.e Duarte da Cunha sobre o encontro europeu entre cinco redes de organizações da Igreja presentes em todos ou quase todos os países europeus e empenhados na Pastoral Social: Caritas Europa; Comissão Católica Internacional para as Migrações (ICMC); Centro Europeu para as Questões dos Trabalhadores (EZA), a Comissão Justiça e Paz Europa e a Comissão das Conferências Episcopais junto da Comunidade Europeia (COMECE).

[artigo]

 

Sessão de Estudos: «Queremos uma Sociedade mais Justa? Os cidadãos e o Estado»

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

O Metanoia - Movimento Católico de Profissionais vai realizar a sua Sessão de Estudos subordinada ao tema «Queremos uma Sociedade mais Justa? Os cidadãos e o Estado».

O encontro realiza-se no dia 28 de Fevereiro de 2015 na Casa Diocesana de Vilar, no Porto.

[folheto | apresentação]