Comissão Nacional Justiça e Paz

  • Aumentar o tamanho da fonte
  • Tamanho padrão da fonte
  • Diminuir tamanho da fonte
Notícias

Terraço em Diálogo: «Condições para a Justiça»

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

O movimento Graal promove no próximo dia 19 de Fevereiro, às 18:00 horas, o 5º encontro Terraço em Diálogo. O tema do encontro é «Condições para a Justiça» e o orador convidado será Álvaro Laborinho Lúcio, juiz conselheiro jubilado do Supremo Tribunal de Justiça, questionado por Ana Luísa Amaral, poeta e professora da Faculdade de Letras do Porto.

O encontro realiza-se no Terraço do Graal (Rua Luciano Cordeiro, n.º 24, 6.ºA, Lisboa).

[cartaz em PDF | inscrições no site do Graal]

 

Semana Social angolana

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

De 27 a 31 de Janeiro de 2015 realizou-se em Luanda a Semana Social, onde se refletiu e debateu sobre a “igualdade de oportunidades”. Apresenta-se o documento de conclusões, onde os participante pedem mais oportunidades que fomentem a cidadania, políticas que promovam a igualdade de género e investimento no “capital humano” de Angola.

[documento de conclusões em PDF | notícia Ecclesia | artigo instituto Mosaiko]

 

Escutar a Cidade: «Política, participação e democracia»

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

escutar a cidade 12 fev

«Escutar a Cidade» é um convite a que os católicos da diocese de Lisboa se deixem interrogar por pessoas que, vivendo no mesmo tecido social, mas não partilhando a condição de pertença eclesial, enunciem uma reflexão pertinente sobre aspetos decisivos da sociedade, da economia, da cultura e dos modos de vida que marcam o território da diocese.

[Escutar a Cidade | Sínodo Lisboa 2016]

 

Vigília de oração pela Paz

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

cartaz rezar pela paz

Depois dos atentados em Paris, realiza-se no dia 25 de Janeiro um momento de oração pela paz, como resposta cristã a tudo o que está a acontecer, não só em França, mas também no Iraque, na Nigéria e em tantas parte do mundo.

Em Lisboa, a vigília de oração realizar-se-á no átrio da Igreja de São Domingos, pelas 17h00 com a oração do terço seguida de uma Eucaristia. Ao mesmo tempo, o Santuário de Cristo Rei em Almada estará associado a esta iniciativa, havendo uma Eucaristia às 17h00 que será celebrada pela mesma intenção.

Outras que esta acção não seja isolada, criámos a hastag #RezarPelaPaz para que possam fazer divulgações, partilhar nas redes sociais, etc.

[cartaz em PDF]

 

«Crescimento económico deve acontecer com critérios éticos e justos»

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

Em entrevista ao Semanário Ecclesia, o novo presidente da Comissão Nacional Justiça e Paz, Pedro Vaz Patto, comenta a mensagem «Já não escravos, mas irmãos», onde o Papa Francisco, no Dia Mundial da Paz, propôs uma reflexão sobre a escravidão e tráfico de pessoas humanas.

 

[Semanário Ecclesia nº97]