Comissão Nacional Justiça e Paz

  • Aumentar o tamanho da fonte
  • Tamanho padrão da fonte
  • Diminuir tamanho da fonte
Internacional

Acender uma luz contra o tráfico humano

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

No dia 8 de fevereiro celebrar-se-á o primeiro dia internacional de oração e reflexão contra o tráfico de pessoas, com o mote «Acende uma luz contra o tráfico de pessoas», promovido pela Santa Sé. A iniciativa vai celebrar-se no dia da festa litúrgica de Santa Josefina Bakhita, uma antiga escrava sudanesa que abraçou a vida consagrada após ser libertada e que foi canonizada em 2000, pelo Papa João Paulo II.

O presidente do Conselho Pontifício Justiça e Paz, cardeal Peter Turkson, disse aos jornalista que “milhões de pessoas, crianças, mulheres e homens de todas as idades, são privados da liberdade e obrigados a viver em condições semelhantes à escravatura”. “O Papa convida-nos a reconhecer que estamos perante um fenómeno global”, acrescentou.

Este dia internacional contra o tráfico quer ser uma mobilização de consciencialização e oração a nível global, com vigílias em vários países que vão culminar com a oração do ângelus na Praça de São Pedro, sob a presidência do Papa Francisco.

[notícia Ecclesia | Acende uma luz contra o tráfico de pessoas]

 

Dia Mundial da Paz 2015: "Já não escravos, mas irmãos”

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

Na sua mensagem para o dia mundial da Paz de 2015, o Papa Francisco denuncia as formas de escravatura subsistentes nos dias de hoje, num texto com o título "Já não escravos, mas irmãos":

«Hoje, na sequência duma evolução positiva da consciência da humanidade, a escravatura [...] foi formalmente abolida no mundo. O direito de cada pessoa não ser mantida em estado de escravidão ou servidão foi reconhecido, no direito internacional, como norma inderrogável.

Mas, apesar de a comunidade internacional ter adoptado numerosos acordos para pôr termo à escravatura em todas as suas formas e ter lançado diversas estratégias para combater este fenómeno, ainda hoje milhões de pessoas – crianças, homens e mulheres de todas as idades – são privadas da liberdade e constrangidas a viver em condições semelhantes às da escravatura.»

 

CONFERÊNCIA DAS COMISSÕES EUROPEIAS JUSTIÇA E PAZ - Press Release

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

alt

O workshop internacional da Conferência das Comissões Europeias Justiça e Paz teve este ano lugar em Vilnius, na Lituânia, entre 17 e 19 de Setembro. O tema foi: "O dom da liberdade: uma história de transições e desafios", em reconhecimento do facto de que 2010 é um aniversário especial para a Lituânia, marcando os vinte anos desde o restabelecimento da independência, depois do fim do regime soviético.

 

 

Continuar...
 

Por uma taxa sobre as transacções financeiras

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

Por ocasião de mais uma reunião do G20, no Canadá, o Comité Executivo da Conferência das Comissões Europeias Justiça e Paz e várias Comissões Nacionais, entre as quais a Comissão Nacional Justiça e Paz de Portugal, fazem um apelo no sentido da adopção de uma taxa sobre as transacções financeiras internacionais. Esta taxa deveria ser uma contribuição sistémica para refrear os excessos especulativos nos mercados financeiros. Adicionalmente, a taxa deveria contribuir para gerar fundos para ajudar a estimular a recuperação financeira e dar um novo ímpeto à luta global contra a pobreza

Continuar...
 

«SOLIDARIEDADE EM TEMPO DE CRISE» Mensagem

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

altA mensagem Solidariedade em tempo de crise da Conferência das Comissões Europeias Justiça e Paz, «é um apelo a todas as nações europeias. É preciso reconhecer que a nossa única esperança para dar uma resposta de longo prazo à actual crise assenta num compromisso renovado para com a solidariedade e a cooperação, à escala global.»

Continuar...
 


Pág. 4 de 4