Comissão Nacional Justiça e Paz

  • Aumentar o tamanho da fonte
  • Tamanho padrão da fonte
  • Diminuir tamanho da fonte
Documentos

51º Dia Mundial da Paz 2018 - Migrantes e refugiados: homens e mulheres em busca de paz

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

A Comissão Nacional Justiça e Paz quer chamar a atenção para a mensagem do Papa para o Dia Mundial da Paz de 2018.

Quando cada vez mais, em diversos países, se reforçam correntes hostis a migrantes e refugiados, o Papa Francisco, na sua mensagem para o Dia Mundial da Paz deste ano, associa as migrações à construção da paz. Afirma, referindo-se a estas: «Alguns consideram-nas uma ameaça. Eu, pelo contrário, convido-vos a olhá-las com um olhar repleto de confiança, como oportunidade para construir um futuro de paz».

A paz é o que buscam muitos dos migrantes e refugiados: os que fogem da guerra, mas também os que fogem da fome ou da opressão. Para a encontrar, diz a mensagem, «muitos deles estão prontos a arriscar a vida numa viagem que se revela, em grande parte dos casos, longa e perigosa, a sujeitar-se a fadigas e sofrimentos, a enfrentar arames farpados e muros erguidos para os manter longe da meta».

Continuar...
 

Por uma Europa Social

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Nota da Comissão Nacional Justiça e Paz «Por uma Europa Social».
 

Um apelo face à seca que nos sufoca

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

Nota da Comissão Nacional Justiça e Paz: “Que fizemos do Pássaro Azul que nos Transporta? -- Um apelo face à seca que nos sufoca".

 

Recomeçar a partir das Cinzas

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

[documento em PDF]

Esta gente cujo rosto 
Às vezes luminoso 
E outras vezes tosco 
Ora me lembra escravos 
Ora me lembra reis (...)

O fragmento do poema de Sophia de Mello Breyner descreve de algum modo aquilo que a comunicação social evidenciou à exaustão ao longo destes dias: a coragem, sentido de colaboração e solidariedade, resiliência, dor contida e digna das populações afetadas pelos mais recentes fogos. Ouvimos dizer, em voz permeada pelas lágrimas.: “Nós estamos aqui e não vamos baixar os braços”. A devastação é trágica. As imagens aéreas lembram um país em guerra, um país bombardeado.   

Continuar...
 

Manifesto sobre a Jornada Mundial pelo Trabalho Digno - 7 de Outubro

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

Nesta Jornada Mundial pelo Trabalho Digno, os Movimentos da Pastoral Operária (MAAC – Movimento Apostolado Adolescentes e Crianças, JOC – Juventude Operária Católica, LOC/MTC – Liga Operária Católica/Movimento de Trabalhadores Cristãos) e a Comissão Nacional Justiça e Paz renovam o compromisso de continuar a lutar pelo trabalho digno e exigem da sociedade que o defenda e promova também, porque o Trabalho deve estar para o Homem e não o Homem para o Trabalho.

[documento em PDF]

Continuar...
 


Pág. 1 de 5