Comissão Nacional Justiça e Paz

  • Aumentar o tamanho da fonte
  • Tamanho padrão da fonte
  • Diminuir tamanho da fonte
Documentos

Nota sobre as Perseguições aos Cristãos

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

Na Semana Santa de 2015, a Comissão Nacional Justiça e Paz publica a nota intitulada «Vemos, ouvimos e lemos / Não podemos ignorar», sobre as situações de perseguição a que estão sujeitos tantos cristãos:

Vemos, ouvimos e lemos os relatórios da Ajuda à Igreja que Sofre e damos conta das perseguições aos cristão nos seguintes países: Afeganistão, República Centro-Africana, Egipto, Irão, Iraque, Líbia, Maldivas, Nigéria, Paquistão, Arábia Saudita, Somália, Sudão, Síria, Iémen, Mianmar (a antiga Birmânia), China, Eritreia, Coreia do Norte, Azerbaijão e o Usbequistão.

A Comissão Nacional de Justiça e Paz apela a todos os cristãos e pessoas de boa vontade para que acompanhem os nossos irmãos que sofrem estes horrores e perseguições e para que não os ignorem. Neste tempo de oração mais intensa em que recordamos a Paixão e Morte de Jesus Cristo, sejamos firmes na Oração, saibamos levar a Esperança a quem dela necessita e pratiquemos a nossa Caridade através do apoio a todos aqueles que, no terreno, estão junto dos violentados e perseguidos.

[comunicado em PDF]

Continuar...
 

Mensagem para a Quaresma 2015: «Da globalização da Indiferença a uma Ética do Cuidado»

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

mensagem quaresma capaA Comissão Nacional Justiça e Paz pubilcou a sua mensagem para a Quaresma de 2015 com o título: «Da globalização da Indiferença a uma Ética do Cuidado»:

“Globalização da Indiferença”, é a formulação usada na Mensagem do Papa Francisco enviada a todos nós, católicos, para a Quaresma de 2015 (...). Na Reflexão para a Quaresma de 2015 a Comissão Nacional Justiça e Paz (CNJP), consciente do seu papel interpelador da comunidade dos cristãos e da sociedade em geral no que toca às questões de justiça e paz, propõe-se contrapor à globalização da indiferença uma Ética do Cuidado.

[documento A4 em PDF | caderno em PDF | notícia Ecclesia | notícia SNPC]

 

Comunicado da CNJP a propósito dos ataques terroristas de Paris e da Nigéria

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

A Comissão Nacional Justiça e Paz publicou o comunicado «O diálogo mais urgente», a propósito dos recentes ataques terroristas de Paris e da Nigéria. 

Com este comunicado, a CNJP declara  a sua convicção de que o diálogo entre diferentes culturas e religiões é hoje mais importante ainda, como alternativa ao choque de civilizações e antídoto contra o terrorismo, e de que esse diálogo supõe o combate à pobreza e exclusão social, a rejeição da violência, a liberdade do debate de ideias e o respeito pelos sentimentos religiosos dos outros.

[comunicado em PDF]

 

Democracia Económica – Meios e Caminhos

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

altEste caderno reúne um conjunto de textos que são o fruto de reflexões e debates que têm vindo a ser realizados no âmbito do Grupo "Economia e Sociedade" da Comissão Nacional Justiça e Paz. Inserem-se num plano mais vasto que visa o desenho de uma nova economia ao serviço de um desenvolvimento humano e sustentável.

[encomendar exemplares]

 

Crise e Regulação Financeira

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

alt

A crise financeira, que eclodiu nos Estados Unidos há cerca de três anos, tem vindo a provocar uma onda de choqes em cadeia, primeiro no próprio sistema financeiro americano que, de imediato, se propagou à escala mundial e, depois, à economia real dos vários espaços económicos, com evidentes sinais de disfuncionamento dessas economias, nomeadamente fenómenos de desemprego, de estagnação e de desiquilíbrios múltiplos nas respectivas contas externas e défices do sector público.

[encomendar exemplares]

 


Pág. 7 de 9