A beleza de Maria

 

A BELEZA DA VIRGEM MARIA
D. João Marcos
120 páginas
Paulus Editora
13,90 euros

 

 

D. João Marcos, atual bispo de Beja, elaborou doze catequeses sobre a Virgem Maria a pensar no Centenário das Aparições de Fátima, mas principalmente para que os cristãos conheçam e amem a sua Mãe. “E o nosso amor por ela? Em muitos casos é apenas superficial e interesseiro, porque, verdade seja dita, não a conhecemos bem. É estranho que os filhos conheçam mal a sua mãe e que gritem por ela apenas quando estão aflitos!”, escreve o autor na página 11. As catequeses são “uma oferta simples” que o prelado põe “com amor” nas mãos de Maria para que seja ela a oferecê-las a cada paróquia, comunidade, pessoa.
D. António Vitalino, bispo emérito de Beja, explica no prefácio que esta obra surgiu a partir de sete catequeses marianas para a diocese de Beja, que rapidamente esgotou duas tiragens. Como os pedidos de fora da diocese eram muitos, acrescentarem-se mais cinco catequeses e surgiu este livro. “Escritas em linguagem acessível, a pensar nas pessoas das nossas paróquias, acreditamos que são um bom instrumento para ajudar os fiéis a conhecerem melhor a nossa Mãe do Céu e a deixaram-se envolver na luz que das suas mãos irradia”, afirma o bispo emérito.
Os títulos das catequeses são:
1. Quem é Nossa Senhora
2. A evangelização de Maria
3. A gravidez de Maria
4. A Vida manifestou-se
5. Uma família de servos
6. O coração de Maria
7. Discípula de seu Filho
8. Em Caná e junto à Cruz
9. Orante e mestra de oração
10. A morte e a glorificação de Maria
11. A beleza da Virgem Maria
12. Um sinal grandioso.
Cada catequese é ilustrada por uma imagem pintada pelo autor para algum templo ou serviço da Igreja, como seminários e cúrias diocesanas. A que se reproduz nesta página será a única que não está exposta publicamente, dado que o autor refere apenas “Nossa Senhora, 2005”.