A ética das imagens

www.magnumphotos.com Ante a tragédia, a arte pára. A tarefa do artista – escrevera Benjamin Britten – é «ser útil…». É preciso, também, dar testemunho, e essa é a missão dos repórteres fotográficos. Na noite de 10 de Setembro 2001, a secção norte-americana da agência fotográfica Magnum realizou a sua reunião mensal em Nova Iorque. Na manhã seguinte, alguns dos maiores fotojornalistas do mundo estavam a postos para registar o evento. A fotografia tem destas coincidências: o sujeito certo no sítio certo.

A Magnum Photos [www. magnumphotos.com] foi criada dois anos depois da Guerra Civil de Espanha, por quatro fotojornalistas, hoje largamente conhecidos, Robert Capa, Henri Cartier-Bresson, George Rodger e David ‘Chim’ Seymour. Os quatro tinham dado cor ao conflito e em comum, além da paixão pela fotografia, tinham as marcas deixadas pela guerra. Em 1947, criam a Magnum Photos, com o propósito de reflectir a sua natureza independente, como pessoas, mas também como fotógrafos. Essa marca idiossincrática, a junção das duas facetas, é ainda uma das características fundamentais da Magnum.

O site apresenta a história da agência, mas também alguns dos trabalhos fotojornalísticos actualmente em curso. Aqui a fotografia é tratada como uma obra de arte.

Seja um colaborador deste espaço semanal, envie as suas sugestões para dixit@netvisao.pt

nuno martins