Próximo ano pastoral centra-se na caridade. Congresso eucarístico com expressão paroquial,
arciprestal e diocesana encerra o ano.
A Diocese de Aveiro vai realizar um Congresso Eucarístico que decorrerá de 31 de maio a 3 de junho de 2018. A iniciativa surge elencada no programa pastoral para 2017-18, que foi apresentado no Dia da Igreja Diocesana pelo coordenador da pastoral, P.e Licínio Cardoso. O congresso terá dimensão arciprestal, no dia 31 de maio (solenidade do Corpo e Sangue de Cristo), dimensão paroquial no dia seguinte, com uma jornada de oração, e dimensão diocesana no dia 2 de junho, mais restrita em termos de participação popular, com comunicações e reflexões de especialistas convidados. No dia 3 de junho, ainda em espírito de congresso, será celebrado o Dia da Igreja Diocesana.
O Congresso Eucarístico Diocesano (o último foi em junho de 2005, no “Ano da Eucaristia” e nos 50 anos de ordenação presbiteral de D. António Marcelino) encerrará um ano pastoral centrado na última e mais importante virtude, a caridade-amor. O objetivo geral do ano é “Promover uma Igreja Diocesana que vive a caridade na alegria da misericórdia, consciente de que o exercício da caridade é próprio do ser da Igreja e está alicerçado no seguimento de Jesus”.
As datas e as linhas de ação foram apresentadas aos agentes pastorais para que os programas paroquiais e dos movimentos apostólicos as tenham em conta nas programações próprias. O coordenador salientou em diversos momentos que “nem todos têm que fazer tudo” e que “o programa não está fechado” nem deve impedir a “criatividade e os âmbitos de concretização”. É uma proposta para enriquecer. Mas o calendário apresenta as datas “mínimas” que todos devem respeitar (ver em cima). Neste sentido, D. António Moiteiro sublinhou que será incongruente, por exemplo, uma paróquia marcar a festa da Primeira Comunhão para os dias do congresso eucarístico.