Aveiro envia 15 voluntários para as missões

Nas próximas semanas partem para as missões em África e no Brasil 15 voluntários. Depois de uma preparação que durou um ano ou mais, foram enviados pelo Bispo de Aveiro na tarde de 26 de junho, durante a celebração da Eucaristia na Sé.
D. António Moiteiro referiu na homilia que este grupo é o rosto missionário da nossa Diocese e que também “vão em nome de cada um de nós como sinal de união e de comunhão”, sendo que o desafio é acompanhá-los pela oração e pela partilha. Seguiu-se a apresentação de cada um dos voluntários e o rito de envio e de bênção das cruzes que foram colocadas pelas mãos do Bispo ao pescoço de cada um como sinal de envio em nome de Jesus Cristo.
Teresa Vieira, diretora do SDAM (Serviço Diocesano de Animação Missionária), explica o significado do envio simbólico: “Quisemos assim, juntos e em comunidade diocesana, acompanhar todos aqueles que se deixaram seduzir e apaixonar pelos caminhos da missão e que foram enviados pelo nosso Bispo para darem testemunho de fé e de amor nos locais onde viverão, em comunidade, a sua experiência missionária. A missão não se esgota nesta experiência mas, certamente, na volta, continuará a transformar o mundo”.
A dirigente do SDAM refere ainda que celebração foi “bastante participada, não só pelas pessoas da paróquia que já costumam estar na Eucaristia, mas principalmente com a presença dos familiares e amigos dos voluntários que neste dia de festa se quiseram fazer presença para os seus filhos, netos, sobrinhos, amigos”.