Bodas de ouro sacerdotais do padre António Graça da Cruz

P.e António Graça da Cruz

O P.e António Graça da Cruz, pároco da Murtosa e de Pardelhas, celebra durante o mês de julho o jubileu dos 50 anos de ordenação presbiteral. As comemorações começam na sexta-feira, 7 de julho, com a iniciativa “História de uma vocação”, que conta com o testemunho do sacerdote e 3 intervenções musicais do Eccos Ensemble Vocal, da maestrina Mónica Lacerda Pais e da pianista Francesca Serafini. Acontece às 21h30, no Salão Nobre da Câmara Municipal da Murtosa.
No dia 14 de julho, às 21h30, na Comur (Museu Municipal da Murtosa – antiga “fábrica das enguias”), serão projetados excertos o filme “Silêncio”, que serão comentados pelo P.e João Caniço, jesuíta como os protagonistas do filme e promotor da canonização dos Mártires do Japão.
No dia 21 de julho, o professor (de Educação Moral e Religiosa Católica) e humorista Nuno Cocharro apresenta “Deus é humor” – uma sessão principalmente destinada aos jovens, no salão paroquial de Pardelhas, às 21h30.
No dia 28 de julho, na Igreja da Murtosa, realiza-se uma vigília de oração vocacional. Tem início às 21h30.
No dia 30 de julho, pelas 16h00, concluindo as comemorações, D. António Moiteiro preside à Eucaristia de ação de graças, pelas 16h, no Parque da Saldida, seguindo-se um lanche-convívio aberto a todas as pessoas.
Natural do lugar da freguesia de Águeda (lugar de Assequins, 29-09-1937), António Graça da Cruz foi ordenado por D. Manuel de Almeida Trindade, na Sé de Aveiro, no dia 30 de julho de 1967. Com ele foram ordenados o diácono Victor José Mónica de Pinho e os padres Augusto Fernandes da Costa e Manuel João dos Santos Cartaxo, já falecidos.
Como padre, foi ecónomo e professor no Seminário de Aveiro, colaborou em Estarreja e deu aulas de Educação Moral e Religiosa Católica. Foi capelão militar na Guiné-Bissau e em Angola. Foi pároco da Borralha, Belazaima do Chão e Agadão, em Águeda, e de Vilarinho do Bairro, Amoreira da Gândara e Ancas, em Anadia. Desde 1996 é pároco de São Lourenço de Pardelhas. Em 1997 assumiu a paroquialidade de Santa Maria da Murtosa. Esteve também com a paróquia de Santo António do Monte de 2005 a 2008.