Diocese apresenta programa pastoral para 2016/17

A Diocese de Aveiro apresenta no dia 8 de outubro o programa pastoral para 2016/17, que terá como lema “Somos Igreja, somos família, testemunhamos a esperança”
A apresentação, para padres, diáconos e agentes de pastoral, decorre no Seminário de Aveiro, entre as 9h30 e as 12h45, e conta com uma comunicação do padre jesuíta Alberto Brito sobre “Pastoral da Esperança e do Acolhimento”.
Depois do Ano da Misericórdia, que termina em novembro, a Igreja diocesana vai estar centrada na esperança, insistindo na renovação missionária pedida pelo Papa na exortação “Evangelii Gaudium” (“A Alegria do Evangelho”). O P.e Licínio Cardoso, novo coordenador da pastoral diocesana, escreve na convocatória para 8 de outubro que “há uma esperança que nos anima: a alegria do Evangelho enche o coração e a vida inteira daqueles que se encontram com Jesus”. Na mesma missiva o coordenador adianta: “Neste ano pastoral queremos assumir o desafio lançado pelo Papa Francisco de trabalharmos na renovação eclesial, uma reforma das estruturas e das atitudes pastorais no sentido de se tornarem mais missionárias, promovendo uma cultura do encontro e do acolhimento. Assim nos interpela o 2.º ano do Plano Pastoral 2015-2018. Assim nos convida o nosso Bispo”.