Expoflorestal foi um sucesso

Maior feira da floresta decorreu em Albergaria-a-Velha Albergaria-a-Velha foi palco da maior feira da floresta do país, nos dias 18, 19 e 20 de Março. A Expoflorestal 2005, que já vai na sua IV edição, contou com 82 expositores e muitas atracções, entre as quais baptismos de voo em helicóptero, artesanato à base de produtos da floresta e a Mini-Fábrica de Papel da Celpa.

O primeiro dia do certame foi dedicado à educação e contou com a presença de 5000 crianças oriundas de várias escolas do distrito de Aveiro. No fim-de-semana, para além de várias demonstrações técnicas, decorreu o seminário “Incêndios Florestais – sinergias para melhor prevenção e combate”, um tema que, infelizmente, continua bem actual no nosso país.

No dia 20, decorreram as comemorações oficiais do Dia Mundial da Floresta. Várias individualidades, entre as quais o Director-Geral dos Recursos Florestais, António Macedo, e o Presidente da Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha, João Agostinho Pereira, marcaram presença e aproveitaram a ocasião para plantar algumas árvores no recinto, um gesto simbólico para demonstrar a importância destas para o bem-estar da humanidade.

Em termos de animação musical, a Expoflorestal contou com as actuações do Rancho Folclórico “Os Malmequeres de Campinho”, Rancho Folclórico de Ribeira de Fráguas, Grupo Folclórico e Etnográfico de Albergaria-a-Velha e Banda Velha União Sanjoanense.

A Expoflorestal decorre todos os anos em Albergaria. Devido ao seu sucesso e à elevada participação de empresas e entidades espanho-las, a organização pensa agora dar-lhe outro ritmo: alternar a sua realização em Portugal e Espanha.