Igreja – Breves

MÁRTIRES COREANOS — Está em curso o processo de beatificação de 100 mártires coreanos. Assim afirmou D. Lázaro You Heung Sik, bispo coadjutor de Daejon. “A missão da Igreja na Coreia do Sul está alicerçada nos mártires coreanos que deram a sua vida pelo Senhor e pelo povo”, disse aquele prelado.

IRMÃOS DE TAIZÉ — No mês de Março, três irmãos de Taizé estarão em Portugal, onde vão visitar grupos de jovens e paróquias. Alguns destes grupos estão a preparar tempos de encontro e oração. Visitarão a Diocese de Aveiro no dia 8 de Março, pelas 21 horas, para participar num encontro na igreja de Esgueira, com jovens da região.

DIÁLOGO ECUMÉNICO — O cardeal Walter Kasper, responsável do Vaticano pelo diálogo com as Igrejas cristãs, manifestou-se satisfeito com os resultados obtidos durante a sua visita a Moscovo. O cardeal alemão foi recebido pelo Patriarca Ortodoxo de todas as Rússias, Alexis II, naquele que constituiu o primeiro encontro do género nos últimos dois anos.

FÉ EM DEUS — Uma pesquisa encomendada pela BBC em dez países mostrou que 92 por cento dos inquiridos acreditam em Deus ou em algum tipo de “poder superior”. O maior índice de crentes foi encontrado na Nigéria, onde 100 por cento dos mil entrevistados declararam ter fé numa força sobrenatural.

CATECISMO SOCIAL — O presidente do Conselho Pontifício da Justiça e da Paz, cardeal Renato Martino, anunciou que o esperado Catecismo de Doutrina Social deverá ser publicado no final do próximo mês de Abril. O purpurado referiu que o Catecismo será uma colectânea do “tesouro das históricas encíclicas papais”, no campo da doutrina social.

RAÍZES CRISTÃS — Ainda que a sociedade espanhola esteja secu-larizada, ela mantém vivas as suas raízes cristãs e surgem com vigor vocações sacerdotais e religiosas e o compromisso dos leigos, constatou o Cardeal Antonio María Rouco Varela, arcebispo de Madrid e presidente do episcopado espanhol.