Jornadas dão a conhecer antigos conventos e mosteiros de Aveiro

Jornadas “Memórias gráficas de antigos Conventos e Mosteiros de Aveiro”, nos dias 7 e 8 de abril, revelam conteúdos inéditos como plantas de arquitetura e proporcionam visitas aos espaços que restam.

 

Nos dias 7 e 8 de abril, os espaços do Departamento de Ambiente da Universidade de Aveiro, do Convento do Carmo de Aveiro e da Fraternidade Franciscana de Aveiro, acolhem as Jornadas do Património Histórico Documental, este ano sob o tema “Memórias Gráficas de Antigos Conventos e Mosteiros de Aveiro”. O evento é promovido em parceria pelo Arquivo Distrital de Aveiro, Departamento de Infraestruturas Militares do Exército, Arquivo Nacional Torre do Tombo e Universidade de Aveiro.
As jornadas terão por base “um conjunto documental constituído por plantas de arquitetura, e respetivos processos, dos conventos e mosteiros da cidade de Aveiro, produzidos entre os anos de 1811 e 1900 pelo Exército de Portugal, e conteúdos audiovisuais recolhidos e que pela primeira vez serão divulgados publicamente.
No dia 7 de abril será apresentada uma obra literária com as comunicações de todos os oradores e catálogo da exposição. O evento incluirá exposições e ainda visitas ao Convento do Carmo de Aveiro e às Igrejas de Santo António e São Francisco e ao “Convento de Santo António”, atual sede da Polícia Judiciária de Aveiro;
A exposição, com maquetes e conteúdos multimédia, estará patente de 7 a 28 de abril, no Departamento de Ambiente da Universidade de Aveiro, e de 1 de maio a 30 de junho no Auditório do Arquivo Distrital de Aveiro. Em foco estarão os antigos conventos da cidade de Aveiro: Mosteiro de Nossa Senhora da Misericórdia, Convento de Santo António, Convento do Carmo, Convento Madre de Deus de Sá e Recolhimento de São Bernardino.

 

Programa das jornadas
Dia 7 de abril, no Auditório do Departamento de Ambiente e Ordenamento:
9 horas: Sessão de abertura, com Silvestre Lacerda, Diretor-Geral da Direção-Geral do Livro, Arquivos e Bibliotecas, José Paulo Ribeiro Berge, da Direção de Infraestruturas do Exército, Fernando Tavares Marques, Presidente da Junta da União das Freguesias de Glória e Vera-Cruz, Porfírio Correia, Diretor do Arquivo Distrital de Aveiro.
Palestras da manhã: “História Local: reflexões avulsas”, por Francisco Messias Trindade Ferreira, “Aveiro: Conventos Unidades Militares e Quartéis”, por José Paulo Ribeiro Berge, da Direção de Infraestruturas do Exército, “Processos de extinção de Conventos de Aveiro na Torre do Tombo”, por Silvestre Lacerda, Diretor-Geral da Direção-Geral do Livro, Arquivos e Bibliotecas.
Pelas 12 horas será inaugurada a exposição, seguida por uma visita guiada.
Palestras da tarde: “Memórias Gráficas de Antigos Conventos e Mosteiros de Aveiro: o Mosteiro de Nossa Senhora da Misericórdia”, por António Cruz Leandro, “Do Papel ao Digital: um contributo da Arqueologia Virtual para a interpretação do Mosteiro de N.ª Sr.ª da Misericórdia”, por Filipe Rebelo, “Memórias Gráficas de Antigos Conventos e Mosteiros de Aveiro: o Convento da Madre Deus de Sá de Aveiro”, por Hugo Cálão, “Recolhimento de São Bernardino. Do tempo e da Memória”, por Maria Clara de Paiva Vide Marques.
Na manhã de sábado, 8 de abril, os trabalhos decorrerão no auditório do Convento do Carmo, e incluem a palestra “O Carmo de Aveiro – Materialidade e Memórias(s)”, por José António Queirós de Oliveira Rebocho Christo, Diretor do Museu de Aveiro, e uma visita guiada ao Convento do Carmo.
Da parte da tarde, as jornadas prosseguirão no auditório da Fraternidade Franciscana Secular de Aveiro, e incluirão a palestra “Memórias Gráficas de Antigos Conventos e Mosteiros de Aveiro: o Convento de Santo António de Aveiro”, por Hugo Cálão, e uma visita guiada às Igrejas de Santo António e de São Francisco e ao Claustro do Convento de Santo António.