“Neto das Gafanhas” preside a “missa nova”

P.e Danny Santos Rodrigues concelebraram com P.e César, P.e José Manuel Fernandes P.e Antão e Fr. Silvino

P.e Danny Santos Rodrigues concelebraram com P.e César, P.e José Manuel Fernandes P.e Antão e Fr. Silvino

“Às vezes as pessoas dizem: «Sou um filho da terra». Ora eu sou um neto das Gafanhas e de Portugal”, disse o P.e Danny, no final da Eucaristia a que presidiu na igreja paroquial da Gafanha da Nazaré, no domingo, 19 de junho. “É que tenho sentido o carinho de uma avó sempre que venho cá”, acrescentou. O sacerdote foi ordenado no dia 28 de maio, em Newark, nos Estados Unidos, onde nasceu e vive, mas, sendo filho de pai (José Rodrigues) oriundo da Gafanha da Nazaré e de mãe (Maria Celene) natural da Gafanha do Carmo, quis rezar missas novas nas duas terras, que aliás costuma visitar quase todos os anos.
O sacerdote agradeceu ao P.e César Fernandes, pároco da Gafanha da Nazaré, “um bom amigo”, e a outros dois padres presentes na celebração: o P.e José Manuel Fernandes e P.e Antão, sacerdotes portugueses que têm acompanhado as comunidades lusas da arquidiocese de Newark e que acompanharam, desde o batismo, o novo padre.
O pároco da Gafanha da Nazaré, antes de convidar a assembleia a partilhar um bolo e uma bebida, num espaço contíguo à igreja, lamentou, sorrindo, que o novo padre não pertença à Diocese de Aveiro, e pôs à sua disposição a igreja matriz para celebrar “ao domingo ou à semana”.
Na homilia, P.e Danny Santos Rodrigues exortou os cristãos a purificarem a imagem que têm do Messias e a responderem positivamente ao convite de “carregar a cruz”. “Se eu não for capaz de carregar a minha cruz, por ela ser bem pesada, Jesus carrega comigo. Temos de lhe dizer: «Se queres que eu a carregue, ajuda-me. E Ele ajuda»”, assegurou.