Nova revista para preservar a memória diocesana

Ainda antes do final do primeiro semestre de 2005 deverá surgir uma revista com os documentos da diocese de Aveiro que se destaquem pela sua importância histórica e pastoral. Além dos documentos do Bispo da Diocese e da Cúria, a nova revista, que provavelmente irá chamar-se “Igreja Aveirense”, conforme referiu o Pe Georgino Rocha ao Correio do Vouga, publicará os grandes textos das vigararias, dos secretariados e dos movimentos que coordenam e das obras e instituições de âmbito diocesano, bem como dos arciprestados na sua pastoral de conjunto. Está igualmente aberta a outros eventos históricos e a iniciativas inovadoras que se revelem de especial significado.

A revista será da responsabilidade da recém-criada Comissão Diocesana da Cultura, que tem como primeiros responsáveis o Pe Georgino Rocha e o Diác. Fernando Martins e pretende “preencher uma lacuna grave: a de conservação e tratamento em género de arquivo da referida documentação”, conforme escreve o Pe Georgino Rocha num texto dirigido aos agentes pastorais. A nova publicação “propõe-se evitar a dispersão ou mesmo degradação e perda” de textos fundamentais e “visa corresponder a um desejo expresso várias vezes em instâncias diocesanas, designadamente no Conselho Presbiteral e Conselho Diocesano de Pastoral”.

A Comissão Diocesana da Cultura solicita agora que os responsáveis das referidas instituições enviem documentos e sugestões para o Centro Universitário Fé e Cultura, onde funciona a Comissão.