“O que fazes ao teu irmão?”

O Livro de Génesis põe uma questão de grande incómodo, a um irmão que tratou muito mal outro irmão: “Onde está o teu irmão?”(…)”Que fizeste?” (Gén. 4, 9-10).
Esta pergunta tem de ser posta, e tem de provocar os cristãos, sempre; aliás, ela vai ter seguimento no Mandamento da identidade cristã, que é Mandamento Novo: “Saberão que sois Meus discípulos, se vos amardes uns aos outros”.
Os diversos Departamentos Diocesanos da Pastoral Sócio Caritativa – Misericórdias, Comissão Diocesana Justiça e Paz, Caritas Diocesana, Pastoral da Saúde, Pastoral do Turismo e da Mobilidade Humana, Pastoral Penitenciária, Sociedade de S. Vicente de Paulo, Apoio às IPSS diocesanas – estão atentos aos incómodos desta pergunta, e desejam partilhar algumas das respostas que estão a ser dadas.
Sabemos que as Autarquias estão a fazer o seu melhor, tal como Paróquias, Movimentos, Associações, e tantas organizações, e vamos promover um verdadeira “MESA DE PARTILHA”, que por certo nos fará ver a riqueza do muito que se faz, mas também nos deixará as interpelações para o muito que sempre falta fazer…
Nenhum de nós deseja ser apanhado de surpresa e sem resposta, a quem nos faça a pergunta: “O que fazes ao teu Irmão?”.
O convite estende-se a toda a Diocese e a todas as Pessoas de boa vontade que desejem dar as mãos, juntar esforços e potenciar respostas.
O cartaz dá informações para uma boa mobilização.
Vamos estar presentes e participar!
“Os Pobres não podem esperar”…

João Gonçalves

 

Encontro no dia 27 de janeiro, no CUFC

O encontro diocesano é no dia 27 de janeiro, às 21h00, no CUFC (Centro Universitário Fé e Cultura), com as intervenções de P.e João Gonçalves, diretor do Secretariado Diocesano da Pastoral Sócio Caritativa, Paulo Costa, vereador da Câmara Municipal de Ílhavo, e Lacerda Pais, Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Aveiro. Modera Jorge Pires Ferreira, jornalista e diretor-adjunto do semanário Correio do Vouga.