Para ler a história da salvação pelos olhos da ternura

 

O QUE A BÍBLIA DIZ… SOBRE A TERNURA
Patrick Laudet
Paulus
9,90 euros

 

As edições Paulus estão a publicar uma curiosa coleção de livrinhos que nos fazem ler ou reler a Bíblia de uma ponta à outra com novos olhos, sob novos ângulos, a partir de pontos incomuns, seguindo um outro fio condutor. A coleção chama-se “O que Bíblia diz sobre…”. E, para já, saíram dois livros: “…a mulher” e “…a ternura”. Não sabemos quais serão os temas dos outros volumes da coleção, mas, assim de repente, imaginamos que gostaríamos de ter/ler/saber/sentir o que diz a Bíblia sobre… a liberdade, o trabalho, o dinheiro, o tempo livre, os animais, a alegria, a morte, a pai, a mãe, a família, a oração, o pão, os filhos, a sabedoria e muito outros temas… Resta desejar que a coleção tenha muito sucesso para que mais volumes como este sejam publicados.
“O que a Bíblia diz sobre… a ternura” ajuda-nos a encontrar a ternura de Deus nos grandes quados bíblicos, da criação, e mesmo na expulsão de Adão e Eva do Éden, à “ternura da cruz”, que é a “nascente escondida”, terminando no Papa Francisco, que na Missa de inauguração do pontificado utiliza seis vezes a palavra “ternura”. “Sem ternura não há salvação”, resume Laudet.
O autor. Patrick Laudet – não se diz no livro, mas é fácil descobrir na Internet – é um alto funcionário francês, inspetor nacional do ensino, com vários estudos publicados sobre grandes obras da literatura francesa para uso nas escolas. Em 2004, foi ordenado diácono permanente para a arquidiocese de Lyon. Posto isto, foi fácil encontrar a coleção “Ce que dit la Biblie sur…”, de vários autores, católicos e protestantes, que já vai em 29 títulos. Estão lá, além dos dois traduzidos em português, o que a Bíblia diz sobre… a misericórdia, o poder, a noite, os animais, anjos e demónios, o estrangeiro, a velhice, o vinho, a confiança, o irmão, a escuta, o sofrimento, o pecado, a árvore, a inveja, o perfume, o olhar, a Unidade, a violência, a verdade, o canto, o corpo, o casal, o fim do mundo, a consolação, a criança, a família. Oxalá possamos vê-los todos em português. Estes e outros que venha a haver.