Rostos & Palavras

D. Manuel Clemente

D. Manuel Clemente

“Nos mais pequenos gestos, nas presenças mais concretas e tantas vezes mais sofridas do acontecer da vida de toda a gente, com especial atenção aos mais pobres de todas as pobrezas, aí mesmo encontrará cada discípulo de Cristo e cada comunidade o indispensável campo da sua ação”.
D. Manuel Clemente, Patriarca da Lisboa, na ordenação episcopal de D. José Traquina

 

Fernando Ulrich

Fernando Ulrich

“Eu percebo a mensagem, mas não me sinto interpelado por ela e sinto que há muitas outras coisas que a Igreja católica me pode dizer e que me fazem sentir a quota-parte de responsabilidade que eu tenho para melhorar o mundo em que vivemos”.
Fernando Ulrich, presidente do Banco BPI, comentando a frase do papa Francisco, “Esta economia mata”, durante a Jornada da Pastoral da Cultura, em Fátima

 

Manuel Lemos

Manuel Lemos

“A Economia social é um instrumento fundamental para os países, é amiga do cidadão e das comunidades porque cria emprego e gera desenvolvimento”.
Manuel Lemos, presidente da União das Misericórdias Portuguesas, no XI Congresso Nacional das Misericórdias, em Évora. Na ocasião, o ministro da Solidariedade, Emprego e Segurança Social, Pedro Mota Soares, anunciou a criação de um fundo de inovação social (com 122 milhões de euros – aberto a instituições com novos projetos da área social), a devolução de hospitais às Misericórdias e a intenção de alterar a lei da propriedade das farmácias para poder dar alvarás ao setor social.