Rota das Catedrais online

Já em plena época estival, esta semana apresento um extraordinário sítio que nos ajuda a descobrir locais para visitar no nosso país. Porque não aproveitar a sugestão para procurar mais informações sobre as catedrais existentes em Portugal e assim, escolher um destino de fim de semana?
Pois bem, esta semana aconselho que digite o endereço www.rotadascatedrais.com, para efetuar uma visita ao sítio criado pelo Secretariado Nacional dos bens Culturais da Igreja, que se denomina Rota das Catedrais. Este projeto “online”, “dá a conhecer as iniciativas ligadas ao acordo de cooperação assinado em junho de 2009 entre o Ministério da Cultura e a Conferência Episcopal Portuguesa, que é uma afirmação do inestimável valor religioso, histórico, artístico, cultural, simbólico e patrimonial das catedrais portuguesas”.
Na página inicial, além do habitual menu, são vários os destaques para eventos que decorrem nos espaços que se encontram visados com este projeto.
Na opção “rota das catedrais”, obtemos todas as informações detalhadas sobre este grandioso programa. Nomeadamente, uma breve apresentação, os acordos de cooperação existentes, quem é o grupo técnico coordenador, quais os protocolos efetuados e ainda uma resenha sobre a imagem gráfica, inspirada no desenho arquitetónico das catedrais.
Caso pretenda saber mais acerca das catedrais existentes em Portugal, clique no item “catedrais”. Aí obteremos todas as informações de cada uma das catedrais, que se encontram distribuídas de norte a sul do país. Podemos saber quais os horários, contactos, a sua evolução histórica, que celebrações aí decorrem e ainda outros conteúdos de índole informativa.
O principal ex-libris deste sítio encontra-se disponível em “visitas virtuais”. Aqui temos disponíveis 19 catedrais, para serem visualizadas num fantástico motor de modelação 3D, permitindo assim explorar ao pormenor a riqueza arquitetónica de cada uma.
Fica então lançada a sugestão de visita a este espaço extraordinário, onde além de conhecer melhor as catedrais nacionais, fica também a saber mais acerca deste projeto. Na realidade, todo este espaço é uma mais-valia para conhecer as catedrais, edifícios que “constituem um tecido essencial de memória e de identidade, profundamente caracterizador do território e das suas gentes”.

Fernando Cassola Marques