Bem-vindos ao site português do Departamento Nacional da Pastoral Juvenil dedicado à JMJ16.

 JORNADAS MUNDIAIS DA JUVENTUDE 2016
CRACÓVIA, POLÓNIA - 26 JULHO A 31 JULHO

«Bem-aventurados os misericordiosos porque alcançarão misericórdia» (Mt 5,7) 

«Maria. Mater Misericordiae», arte dedicada à Mãe em Cracóvia

A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) vai proporcionar a exposição com representações da Mãe de Misericórdia, com obras de arte das coleções europeias e está a ser preparada pelo Museu Nacional em Cracóvia com a cooperação da Fundação João Paulo II do Vaticano.

 

A mostra ‘Maria. Mater Misericordiae’, está a ser divulgada e promovida com o quadro ‘Madonna del latte’, de Lorenzo di Credi e vai apresentar cerca de cem obras onde se destacam artistas italianos como Donatello, Andrea Mantegna, Giorgio Vasari e realiza-se na JMJ em sintonia com o Jubileu da Misericórdia.

O Museu Nacional vao acolher também obras de artistas franceses, espanhóis, holandeses, alemães e a arte polaca representada, por exemplo, pela escultura.

“Será interessante ver a escultura de Nossa Senhora das Graças feita em bronze, em uma escala muito pequena, trazida do tesouro da Basílica de Santa Maria. Normalmente esta obra não é acessível ao público. No caso das coleções polacas, é essencial exibir o que é menos disponível”, comentou o professor Piotr Krasny.

A exposição no Museu Nacional de Cracóvia é inaugurada a 23 de junho e está patente ao público até 9 de outubro.

‘Maria. Mater Misericordiae’, vai ter ainda um catálogo e um compêndio sobre a iconografia da Mãe de Misericórdia. Ensaios de eruditos bíblicos, teólogos e historiadores de arte que apresentam o desenvolvimento da imagem em teologia, práticas culturais da Igreja, música sacra e iconografia entre o século XIV e o século XVIII.

 

http://www.krakow2016.com/pt/maria-mater-misericordiae-grandes-obras-de-arte-em-cracovia

Email