Voluntários
Nos preparativos para a JMJ 2016 existem cerca de 500 voluntários da Polónia e mais de 20 voluntários de longo prazo de diferentes partes do mundo: Brasil; França; Colômbia; Itália; Ucrânia; Rússia; Alemanha e Nova Zelândia.
Voluntários Médicos
A responsável pela coordenação da equipa do apoio médico durante a JMJ vai ser a diretora administrativa do Serviço de Resgate de Cracóvia, Małgorzata Popławska. A Equipa de Apoio Médico, opera com a Seção de Logística, está encarregada de recrutar voluntários e manter contato entre a coordenação e o Comité Organizador Local (COL).
“Estamos felizes por aceitar também inscrições de estudantes. Eles têm conhecimento, mas ainda não têm autorização para exercer a Medicina. Também estão previstas para eles determinadas tarefas no curso de cuidados médicos da JMJ”, assinalou Monika Tota desta equipa.
A estrutura do Apoio Médico vai ser em três níveis: Os Serviços de Saúde Ocupacional - hospitais, clínicas, ambulância, etc; Organizações não-governamentais e empresas médicas privadas que vão ceder veículos e equipamentos necessários aos voluntários médicos e ao COL; O terceiro nível é formado a partir dos voluntários que se inscreveram no sistema de inscrições da Jornada Mundial da Juventude.
Vão ser divididos em cinco categorias: Médicos; enfermeiros; socorristas; salva-vidas, depois da formação no curso qualificado de Primeiros Socorros) e paramédicos.
Perguntas sobre o voluntariado médico devem ser enviadas para: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Mensalmente, a dia 20, são publicadas reflexões sobre a misericórdia, escritas pelo padre Wojciech Węgrzyniak, biblista polaco, na ‘Área do Voluntário’.
CAIXA
Andrzej Stawiarski: Padre, o senhor é uma pessoa misericordiosa?
Fr. Wojciech Węgrzyniak: Sem dúvida, muito pouco. Eu sei como receber misericórdia, mas acho mais difícil demonstrá-la. Estou constantemente aprendendo o equilíbrio adequado entre ceder e insistir na justiça coerente.
AS: Por que o senhor está falando a respeito do mistério da misericórdia, sobre o que está escondido na misericórdia?
WW: Primeiramente, porque apenas com a razão humana é difícil entender a misericórdia da mesma forma que Jesus entendia. Em segundo lugar, Deus está em cada ato de misericórdia e Ele sempre irá permanecer um mistério além do entendimento humano.
AS: A misericórdia pode atrair os jovens?
WW: Claro que sim. Mesmo se eles nem sempre veem pobreza, pecado e miséria em si mesmos, então certamente entre as pessoas que estão próximas há aqueles que nós só podemos alcançar através da misericórdia. E quando os jovens começarem a ver também suas próprias deficiências e sua pobreza, também espiritualmente, então não haverá nada que os ajude tanto quanto a misericórdia, através da qual Deus todos os dias eleva o homem para uma forma de vida mais humana.
AS: A misericórdia deve ser posta em prática, e não somente falada e escrita. Para quem o senhor está direcionando “Reflexões sobre a Misericórdia” que está escrevendo?
WW: Isso é verdade. A palavra deve se tornar carne. Assim como na Eucaristia. Primeiro a Palavra, depois a Carne. Sem a Encarnação da Palavra o mundo fica sem sentido. As reflexões sobre a misericórdia são em primeiro lugar direcionadas para os voluntários da JMJ Cracóvia 2016, que ao longo do tempo de preparações, e mais tarde durante a Jornada Mundial da Juventude, são o mais vivo e reconhecível ícone de misericórdia. Eu espero, no entanto, que outros também irão doar-se ao Espírito de Deus, tornando-se pessoas nas quais a palavra de misericórdia se tornará a própria misericórdia.
AS: O que significa ser misericordioso no mundo contemporâneo?
WW: Isso nós vamos descobrir a partir dos materiais de formação – não vamos adiantar o conteúdo da série.