Caras amigas e amigos

Votos de muita saúde e ótima comunicação, tão necessária neste tempo de confinamentos, geográficos e sensoriais!

Certos de que é muito urgente pensar, debater e planificar a comunicação no contexto de pandemia que vivemos, estamos a ultimar o programa das Jornadas Nacionais de Comunicação Social, contando já com um relevante contributo para a reflexão sobre este tema: a participação do cardeal D. José Tolentino Mendonça, que fará a conferência de abertura.

O objetivo destas jornadas foi definido na sequência de duas reuniões com diretores dos Secretariados Diocesanos das Comunicações Sociais e os seus mais diretos colaboradores, onde foi também unânime a decisão de que as Jornadas deste ano acontecem no ambiente digital, adaptando metodologias e proporcionando momentos de debate em pequenos grupos e na realização de workshops.

Os trabalhos vão decorrer na plataforma zoom e iniciam-se na manhã do dia 24 de setembro, quinta-feira, com a participação do cardeal D. José Tolentino Mendonça que vai apresentar o tema “Palavras e presenças: desafios de uma pandemia à comunicação”.

Na tarde de quinta-feira e na manhã de sexta, divididos em grupos de trabalho, iremos debater e fazer trabalhos práticos sobre cinco setores da comunicação que nos parecem relevantes na atualidade: informação, assessoria, imprensa regional, conteúdos para a pastoral, liturgias online e pastoral juvenil e universitária.

As jornadas terminam com a entrega do Prémio de Jornalismo Dom Manuel Falcão à jornalista do Expresso Christiana Martins, pela reportagem sobre a Cartuxa, e aos títulos Jornal da Beira e Notícias da Covilhã, um prémio honorífico pelos 100 anos de história das duas publicações.

Outras informações, assim como as inscrições nestas jornadas, que se destinam a profissionais dos media e a todos os interessados no tema da comunicação, estão publicadas em www.ecclesia.pt/jornadas2020.

Reservem, desde já os dias 24 e 25 de setembro para a participação nas Jornadas Nacionais de Comunicação Social, a partir da casa, da redação ou do escritório de cada uma e da cada um!

Agradeço todo o trabalho realizado nestes últimos meses e espero que, com o contributo da tutela e das estruturas eclesiais, a comunicação seja cada vez mais qualificada!

Votos de um bom verão, com dias de descanso!

D. João Lavrador
Presidente da Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais

Dia 24 – Quinta-feira

10h00  Abertura
10h30  Conferência
Palavras e presenças: desafios de uma pandemia à comunicação
Cardeal D. José Tolentino Mendonça, Arquivista e Bibliotecário da Santa Sé

Debate

12h00  Intervalo

14h30  Grupos de trabalho
A comunicação em diferentes setores no contexto da pandemia

Informação
Assessoria
Imprensa regional
Conteúdos para a Pastoral
Liturgia Online
Pastoral Juvenil/Universitária

16h00  Apresentação das conclusões

Sexta-feira, dia 25

10h00  Workshops

“Fazer” notícias
Ligações aos media
Salvar e reinventar jornais
Pastoral nas redes
Transmissões litúrgicas
Diálogos com os jovens

11h30  Partilha dos trabalhos

12h00 – Entrega do Prémio de Jornalismo Dom Manuel Falcão
Christiana Martins, Jornal Expresso
Jornal da Beira e Notícias da Covilhã (Distinção honorífica)

– Encerramento

Brevemente…

Se necessitar de pedir alguma informação envie mensagem para secretariado@ecclesia.pt