Missão/Objectivos

Missão

Contribuir para o desenvolvimento espiritual e humano, cultural e social da população de etnia cigana em Portugal, através da sua inclusão na sociedade.

 

Objectivos

Formar pessoas ciganas para serem evangelizadoras de outras pessoas ciganas (Projecto PALAVRA).

Influenciar o Estado, as Autarquias e as Autoridades em geral para terminar com a habitação de cìganos em barracas, realojando‑os segundo a sua cultura (Projecto DIGNIDADE).

Informar a sociedade civil em geral sobre a população de etnia cigana, as caracteristicas da sua cultura, as oportunidades de inclusão social e as múltiplas expressões de exclusão (Jornal A CARAVANA).

Incentivar o associativismo das pessoas de etnia cigana para que sejam elas próprias a assegurar o seu desenvolvimento e a defesa dos seus direitos.

Colaborar com todas as organizações e instituições que têm iniciativas visando o desenvolvimento da população de etnia cigana em Portugal, designadamente através da participação em colóquios, seminários e exposições culturais, por elas organizadas, entre outras actividades

Ser a estrutura de encontro dos Secretariados Diocesanos da Pastoral dos Ciganos, contribuindo com iniciativas e fomentando a criação de Secretariados nas Dioceses onde ainda não existem.