AGRUPAMENTO DA MALAGUEIRA EM ÉVORA ABRE-SE ÀS FAMÍLIAS CIGANAS

AGRUPAMENTO DA MALAGUEIRA EM ÉVORA ABRE-SE ÀS FAMÍLIAS CIGANAS

Em 24 de Maio, o Agrupamento da Malagueira, em Évora promoveu um Seminário sobre Ciganos – Estórias, Memória, Futuro – Escola, Família, Comunidade. Sendo um Agrupamento TEIP (Territórios Educativos de Intervenção Prioritária), a Escola da Malagueira tem um PIEF (Programa Integrado de Educação e Formação) sob a responsabilidade do PIEC (Programa para a Inclusão e Cidadania), na tutela do Ministério da Solidariedade e da Segurança Social.

O Seminário destinou-se a promover a inclusão dos jovens das comunidades ciganas na comunidade escolar; foi aberto pela Directora do Agrupamento, Isabel Pires Gomes e contou com a participação de Olga Mariano, Presidente da AMUCIP (Associação para o Desenvolvimento das Mulheres Ciganas Portuguesas) e de Inocêncio Flores Cabeça, da Comunidade Educativa, entre outros e teve o apoio das famílias e dos alunos ciganos. A ONPC foi convidada a integrar o painel, tendo Francisco Monteiro falado sobre Inclusão das Comunidades Ciganas.

 

Antes do Seminário houve uma intervenção de rap por alunos ciganos da Escola e foi apresentado um vídeo sobre as actividades do PIEF, amplamente revelador do potencial escolar e educativo da cultura cigana quando a escola estabelece um diálogo existencial genuinamente intercultural com a comunidade ambiente. À tarde seguiu-se uma festa de música, dança e comida ciganas em que a comunidade participou numa festa que a Escola promoveu com a própria comunidade.