Diversos

OS CIGANOS DÃO TESTEMUNHO

OS CIGANOS DÃO TESTEMUNHO

Do nº de dezembro de 2017 da revista Nevi Yag (que significa “fogo novo” em Romani - órgão do CCIT – Comité Católico Internacional para os Ciganos) reproduzimos uma entrevista que Gabor Gyorgyovich (GG), da direção do CCIT, fez ao P. Orsos Zoltan (OZ), cigano húngaro; a entrevista decorreu na paróquia de OZ, na Hungria).

 

Continuar...

"ÓRFÃ DE PAIS VIVOS" DE MARIA DE JESUS SERRANO PUBLICA 2ª EDIÇÃO Maria de Jesus Serrano (MS), filha de pai cigano, contou a história da sua vida, ou do triunfo da sua vida contra ventos e marés, num livro de leitura apaixonante "Órfã de Pais Vivos" cuja

"ÓRFÃ DE PAIS VIVOS" DE MARIA DE JESUS SERRANO  PUBLICA 2ª EDIÇÃO

Maria de Jesus Serrano (MS), filha de pai cigano, contou a história da sua vida, ou do triunfo da sua vida contra ventos e marés, num livro de leitura apaixonante "Órfã de Pais Vivos" cuja 2ª edição saiu recentemente. Entre os testemunhos que prefaciam o livro está o da Drª Fernanda Reis (FR), até há pouco Presidente do Secretariado Diocesano de Lisboa da Pastoral dos Ciganos. FR menciona que foi a Irmã Zulmira Cunha, que foi Diretora e posteriormente Diretora-Adjunta da ONPC, quem conduziu MS e a sua irmã à Obra Nª Sª da Purificação em Fátima, onde foram acolhidas e iniciaram  o seu percurso educativo.

 

Continuar...

A MÚSICA NA FÉ E NAS PEREGRINAÇÕES

A MÚSICA NA FÉ E NAS PEREGRINAÇÕES

O nº de junho do Nevi Yag (fogo novo em Romani), revista do CCIT (Comité Católico Internacional para os Ciganos), é dedicado ao Encontro anual do CCIT que este ano se realizou de 21 a 23 de abril, em Madrid-Guadarrama,  e teve como tema “A música na vida entre festa e elo social”.  Dum interessante artigo de dois músicos ciganos manouches franceses*, Retcha e Marianne extraímos as seguintes passagens:

 

Continuar...

FLAMENCO

FLAMENCO

Da revista espanhola Telva (out. 16)

Convosco, os Habichuela

Pepe, o patriarca, recorda como seu pai e os seus tios chegavam de madrugada à cueva de Albaicín onde viviam, serviam aguardente e bolos de manteiga e continuavam a festa. O seu filho Josemi e os seus sobrinhos cresceram acostumados a encontrar-se no salão da casa com Enrique Morente, Paco de Lucía*, Camarón*… . Os Habichuela formam uma das sagas mais virtuosas e respeitadas do flamenco. “Estamos com uma pinha. Há algo mais bonito do que tocar em família?”, diz Pepe. Esta é a nossa homenagem a uma arte que é um emblema no nosso país e no mundo.

 

Continuar...

A CARAVANA

A CARAVANA

A revista O Tchatchipen ( A Verdade em Romanó) publicada pelo Institut Romanó da Unión Romani de Espanha, no seu nº 91 de jul-set 2015, publica a foto e o índice dos temas da Caravana nº 75.

Mais artigos...