Destaque

O SENHOR CHAMOU A SI REINALDO RIBEIRO FERREIRA, O AMIGO DOS CIGANOS

O SENHOR CHAMOU A SI REINALDO RIBEIRO FERREIRA, O AMIGO DOS CIGANOS

Em 27 de outubro, em Vila Franca de Xira, o Senhor chamou a si Reinaldo Ribeiro Ferreira (RF), a quem chamavam “O Amigo dos Ciganos”.  Nos anos 90 contactou com o Cón. Filipe de Figueiredo, Diretor da Obra Nacional da Pastoral dos Ciganos (ONPC), em Évora. Deste contacto e do conhecimento que teve do P. Filipe, nasceu o seu último projeto relativo aos ciganos, já no início deste ano, e cuja realização, infelizmente, a pandemia haveria de impossibilitar: fazer na própria ONPC um levantamento da obra tanto do P. Filipe, como da Irmã Zulmira Cunha, igualmente grande apóstola dos ciganos. Começou por conhecer uma família cigana em Baleizão, sobretudo o seu patriarca, tendo trabalhado na defesa das comunidades ciganas em Baleizão e no Bairro da Esperança, em Beja, onde havia uma grande comunidade cigana e também naquela que se situava perto da estacão ferroviária. Fez parte da Pastoral dos Ciganos de Beja, com o Bispo de então D. António Vitalino. Mais tarde, já a viver fora do Distrito de Beja, foi visitar o novo bairro que a Autarquia de Beja construiu para retirar os ciganos do local onde antes residiam, tendo ficado escandalizado com as condições (ou falta delas) do Novo Bairro, que de novo não tinha nada; para agravar essa situação, construíram um muro alto, que cercava os ciganos que assim ficaram isolados, não vendo nada para fora, o que os escondia de quem por lá passasse; apesar dos protestos, ainda hoje são visíveis pedaços desse muro vergonhoso.

 

Continuar...

D. ANACLETO OLIVEIRA

D. ANACLETO OLIVEIRA

No dia 18 de setembro o Senhor permitiu levar para a sua glória o Sr. D. Anacleto Oliveira, Bispo de Viana do Castelo.

A ONPC une-se ao grande número de manifestações de pesar e de memória agradecida a este Pastor atento e próximo das suas ovelhas. O Sr. D. Anacleto não faltava nas festas de Natal da comunidade cigana de Darque e preocupava-se junto da Câmara de Viana do Castelo, com as condições de habitação desta comunidade. “Vinde, benditos de meu Pai … pois” não tinha casa onde morar e cuidaste de resolver o problema (Mt 25, 34-40).

LANÇAMENTO DO LIVRO DE MYRNA MONTENEGRO NA FEIRA DO LIVRO

LANÇAMENTO DO LIVRO DE MYRNA MONTENEGRO NA FEIRA DO LIVRO

O livro da Doutora Myrna Montenegro (MM), “Aprender a Ser Cigano Hoje – Empurrando e Puxando Fronteiras” foi lançado na Feira do Livro em 3 de setembro, tal como tínhamos anunciado no nº 96 da Caravana. Abriu a sessão o Presidente da Cáritas Dr. Eugénio Fonseca que lembrou o conhecimento que tinha tido com a autora no Bairro da Bela Vista em Setúbal, quando era Presidente da Cáritas de Setúbal. Em seguida falaram Francisco Monteiro (FM), Diretor Executivo da Obra Nacional da Pastoral dos Ciganos, instituição que promoveu a publicação e Dinis Abreu (DA), membro da Direção da FECALP (Federação Calhim Portuguesa).

FM afirmou que o livro, mais do que a tese de doutoramento da drª Myrna Montenegro, é a síntese da sua vida. E acrescentou: “e não foi uma vida qualquer, a da drª Myrna. Foi uma vida que se pôs à escuta, que dialogou, com pessoas, com crianças, com famílias.

 

Continuar...

O SECRETARIADO DIOCESANO DE LISBOA DA PASTORAL DOS CIGANOS (SDL) NA PANDEMIA DO COVID 19

O SECRETARIADO DIOCESANO DE LISBOA DA PASTORAL DOS CIGANOS (SDL) NA PANDEMIA DO COVID 19

O SDL publica trimestralmente os Jornais dos seus sete Centros Comunitários. Todos os Jornais do 3º trimestre abriram com esta nota da Presidente do SDL, sobre o trabalho dos Centros em ambiente de pandemia:.

EDITORIAL

Embora habitualmente esta rúbrica seja da responsabilidade de cada equipa, faço questão de a assumir neste número, publicando-a nos Jornais de cada valência.

Vem esta decisão a propósito dos meses conturbados que vivemos, mercê da pandemia que nos vem ameaçando. De facto, estávamos a terminar o segundo período de actividades quando tudo começou. Se, já com breves apontamentos da doença, o trabalho desenvolvido o foi em condições normais, o mesmo se não pode dizer do tempo posterior à Páscoa. E, no entanto, estamos aqui porque houve muito trabalho feito! É dele que vos quero dar conta.

 

Continuar...

CARDEAL TURKSON VISITA ACAMPAMENTO CIGANO EM ROMA E APOIA OS RESIDENTES NO COMBATE À PANDEMIA

CARDEAL TURKSON VISITA ACAMPAMENTO CIGANO EM ROMA E APOIA OS RESIDENTES NO COMBATE À PANDEMIA

Do Dicastério da Santa Sé para a Promoção do Desenvolvimento Humano Integral, por intermédio da Drª. Alessandra Silvi, atual responsável pela área dos ciganos, recebemos a seguintes informações, a primeira relativa à Clínica Móvel do Hospital papal Bambino Gesú que há anos assiste os acampamentos de ciganos nas áreas mais marginalizadas e a segunda sobre a visita que o Cardeal efetuou em 13 de junho, juntamente com a Associação 21 Luglio.

Continuar...

Mais artigos...