Destaque

ENCONTRO DO CCIT: ENQUANTO CONTINUAR A SER PISADA A SUA DIGNIDADE, NÃO PODERÁ HAVER DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DOS CIGANOS, AFIRMOU O CARDEAL TURKSON

ENCONTRO DO CCIT: ENQUANTO CONTINUAR A SER PISADA A SUA DIGNIDADE, NÃO PODERÁ HAVER DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DOS CIGANOS, AFIRMOU O CARDEAL TURKSON

De 21 a 23 de abril reuniu-se o Encontro anual do CCIT (Comité Católico Internacional para os Ciganos) em Guadarrama, Madrid, Espanha, com o tema “A música na vida entre festa e elo social”. Numa mensagem aos participantes, o Cardeal Peter Turkson, Prefeito do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral da Santa Sé, afirmou que “enquanto continuarem a sofrer discriminação e opressão e permanecerem sem acesso aos serviços sociais fundamentais, enquanto continuar a ser pisada a dignidade, ainda que de um só de entre eles, não se poderá falar de desenvolvimento integral (dos ciganos).Tudo isto exige também um compromisso sério do povo cigano, a vontade de aproximar as novas gerações de instrução e de educação profissional”. O Cardeal Turkson encorajou os participantes a “descobrir as formas de a música cigana encontrar espaço na liturgia e ser uma expressão sincera do verdadeiro encontro entre o ser humano e o seu Criador”.

 

Continuar...

COMISSÃO EUROPEIA FAZ UM BALANÇO DOS RESULTADOS DAS ESTRATÉGIAS NACIONAIS PARA A INTEGRAÇÃO DOS CIGANOS (ENICs)

COMISSÃO EUROPEIA FAZ UM BALANÇO DOS RESULTADOS DAS ESTRATÉGIAS NACIONAIS PARA A INTEGRAÇÃO DOS CIGANOS (ENICs)

A revista O TCHATCHIPEN de outubro - dezembro de 2016* publicou um importante artigo da Comissão Europeia (CE) intitulado "Informação sobre a aplicação do Quadro da UE para as estratégias nacionais para a integração dos ciganos" - Comunicação da Comissão ao Parlamento Europeu, ao Conselho, ao Comité Económico e Social Europeu e ao Comité das Regiões de que selecionamos os tópicos que consideramos mais relevantes.

 

Continuar...

O NOVO INQUÉRITO DA FRA MOSTRA QUE 80% DOS CIGANOS ESTÃO EM RISCO DE POBREZA

O NOVO INQUÉRITO DA FRA MOSTRA QUE 80% DOS CIGANOS ESTÃO EM RISCO DE POBREZA                                                                                                         A pobreza generalizada está a destruir as vidas dos ciganos. Famílias estão a viver excluídas da sociedade em condições chocantes, enquanto crianças com pouca educação têm perspetivas sombrias para o futuro, mostra o novo relatório da FRA (Agência Europeia para os Direitos Fundamentais). O relatório analisa as lacunas na inclusão dos ciganos em toda a UE, para orientar os Estados Membros na procura de melhorar as suas políticas de integração.

 

Continuar...

NOVO DICASTÉRIO PARA O SERVIÇO DO DESENVOLVIMENTO HUMANO INTEGRAL (DSDHI)

NOVO DICASTÉRIO PARA O SERVIÇO DO DESENVOLVIMENTO HUMANO INTEGRAL (DSDHI)                                                                                                      Em 1 jan entrou em funções o novo DSDHI (ver Caravana nº 82) cuja presidência ficou a cargo do Cardeal Peter Turkson, natural do Gana, anteriormente presidente do Conselho Pontifício Justiça e Paz (CPJP).

 

Continuar...

ADOLESCENTES E JOVENS CIGANOS FACE Á SOCIEDADE EM PORTUGAL

ADOLESCENTES E JOVENS CIGANOS FACE Á SOCIEDADE EM PORTUGAL                artigo de Fernanda Reis e Manuela Mendonça, respetivamente Presidente e Vice-Presidente do Secretariado Diocesano de Lisboa da Pastoral dos Ciganos (SDL) na edição de dezembro da Nevi Yag (Fogo Novo em Romani), revista do CCIT (Comité Católico Internacional para os Ciganos)

 

Continuar...

Mais artigos...