Ciganos são Notícia

Union Romani (online – 7 mai) - DISCRIMINAÇÃO

Union Romani (online – 7 mai) - DISCRIMINAÇÃO

Os ciganos italianos têm medo porque os racistas ameaçam matar as crianças.

Manifestação contra os ciganos em Roma

Terá lugar em breve em Roma uma manifestação convocada pelo partido Forza Nuova, um partido representante da extrema direita italiana e caracterizado pelo seu comportamento neofascista, que reivindica o Tratado de Latrão, assinado em 1929 por Mussolini.

Os manifestantes irão concentrar-se em frente ao acampamento cigano Via Salviati com o slogan: "Vamos fechar imediatamente o acampamento cigano ".

 

Continuar...

TVI (8 de abril – noticiário das 20h)

TVI (8 de abril – noticiário das 20h)

No Dia Internacional dos Ciganos a TVI convidou António Pinto Nunes, Vice-Presidente da FECALP (Federação Calhim Portuguesa) para uma conversa com Miguel Sousa Tavares sobre a situação das populações ciganas na atualidade, a sua cultura e a sua inclusão social.

Ecclesia – online (9 abr) - PASTORAL

Ecclesia – online (9 abr) - PASTORAL

Direitos Humanos: ainda há muito trabalho a fazer para a «plena participação dos ciganos nos direitos e nos deveres» – Cardeal Peter Turkson

Encontro Anual do Comité Católico Internacional para os Ciganos (CCIT) decorreu na Croácia desde o dia 5 e terminou nas vésperas do Dia Internacional dos Ciganos, que se assinala a 8 de abril

O Cardeal Peter Turkson, Prefeito do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral, na Santa Sé, afirmou no Encontro Anual do CCIT que têm existido esforços conjuntos entre as diferentes instituições eclesiais e sociais na inserção das populações ciganas na sociedade para “garantir a sua plena participação nos direitos e nos deveres”, mas “ainda falta muito que fazer”. Dirigindo-se aos mais de 100 responsáveis e agentes pastorais que trabalham com as comunidades ciganas, em cerca de 20 países da Europa, participantes no encontro que decorreu em Trogir, Croácia, de 5 a 7 de abril, agradeceu o trabalho realizado ao serviço da população cigana.

 

Continuar...

Ecclesia – online (5 abr) - PASTORAL

Ecclesia – online (5 abr) - PASTORAL

Ciganos/europa: Encontro de agentes pastorais católicos vai realçar uma minoria que permanece «desprezada e discriminada»

Responsável pelo setor na Igreja em Portugal lamenta a falta de políticas eficazes - «Pensar só não chega, o que é preciso é fazer e ter resultados», diz Francisco Monteiro

Mais de 100 responsáveis e agentes pastorais que trabalham com as comunidades ciganas, em cerca de 20 países da Europa, reuniram-se de 5 a 7 de abril, em Trogir, Croácia, no encontro do Comité Católico Internacional para os Ciganos sob o tema ‘A missão em retorno: fonte de mudança’.

Francisco Monteiro (FM), Diretor Executivo da ONPC (Obra Nacional da Pastoral dos Ciganos) em Portugal, em entrevista à Agência ECCLESIA, destacou que este encontro é uma oportunidade de “partilhar experiências” e “afinar estratégias” para responder da melhor forma às necessidades de um setor que “não é nada fácil”, porque tem estado sempre “nas margens da Europa” e das suas políticas.

 

Continuar...

Defesa de Espinho (28 mar) - PASTORAL

Defesa de Espinho (28 mar) - PASTORAL

Encontro da Obra Nacional da Pastoral dos Ciganos

Deveria haver um maior esforço para a inserção/inclusão dos ciganos na sociedade civil ou religiosa, foi uma das conclusões apontadas durante o encontro anual da Obra Nacional da Pastoral dos Ciganos (ONPC) que se realizou em Fátima, coordenado pelo seu Diretor Francisco Sales, e que contou com a presença de D. Joaquim Mendes, Responsável pela Pastoral dos Ciganos na Comissão Episcopal da Pastoral e da Mobilidade Humana.

 

Continuar...

Mais artigos...