Ciganos são Notícia

Vatican News, 8 set

Vatican News, 8 set

Domingos Pinto entrevistou o Sr. Cardeal Patriarca de Lisboa, Mirna Montenegro (MM) e Francisco Monteiro, no lançamento do livro de MM na Feira do Livro.

RTP 2 – ECCLESIA – “A Fé dos Homens”, 3 set

RTP 2 – ECCLESIA – “A Fé dos Homens”, 3 set

Henrique Matos entrevistou Francisco Monteiro sobre o lançamento do livro de Mirna Montenegro e sobre a situação atual dos ciganos em Portugal.

Antena 1 “O Amor é”, 23 jul

Antena 1 “O Amor é”, 23 jul

Este programa de Júlio Machado Vaz e Inês Meneses foi dedicado à “integração da comunidade cigana no ensino”.

 

Continuar...

Voz da Verdade (13 set) - PASTORAL

Voz da Verdade (13 set) - PASTORAL

“Cada face enriquece o todo” – página principal

Cardeal-Patriarca de Lisboa considera que o livro “Aprender a ser cigano hoje” é uma obra “imprescindível para realmente conhecer a comunidade cigana em Portugal”. A autora Mirna Montenegro (MM), testemunha ao Jornal Voz da Verdade (VV) o “quão difícil é viver nas margens”.

“Estando com eles, percebi o quão difícil é viver nas margens”

A autora da tese de doutoramento “Aprender a ser cigano hoje – empurrando e puxando fronteiras”, agora publicada em livro pela Editorial Cáritas, fala da sua experiência de mais de vinte anos de trabalho junto da comunidade cigana, onde aprendeu a “fazer dos obstáculos recurso”. Em entrevista ao Jornal Voz da Verdade (VV), Mirna Montenegro (MM) refere que “ninguém pode ser excluído da sua função de bem-estar com o outro, em qualquer espaço”, e que essa missão, para o bem-comum, é responsabilidade de todos. Publicamos excertos da entrevista:

Continuar...

Lusa, 8 set - ANTICIGANISMO

Lusa, 8 set  - ANTICIGANISMO

O jornalista Pedro Sousa Pereira interpelou Francisco Monteiro (FM) sobre declarações que André Ventura (AV), presidente do Chega, fez relativamente ao anúncio da candidatura de Ana Gomes (AG) à Presidência da República; nelas AV afirmou que AG seria a candidata das minorias étnicas que não querem trabalhar. O jornalista queria a reação de representantes ciganos, tendo-lhe FM indicado alguns contactos; seguidamente quis a reação de FM. A notícia que a Lusa difundiu e que foi ecoada em: Expresso online, Observador, 7 Margens, Sábado e Público, foi a seguinte:

O diretor executivo da Obra Nacional da Pastoral dos Ciganos, Francisco Monteiro, disse hoje à agência Lusa que as declarações do líder do Chega sobre os ciganos são hipócritas e ilegais, e que o Estado deve atuar contra o "discurso de ódio".

 

Continuar...

Mais artigos...