Internacional

DISCRIMINAÇÃO RACIAL CONTRA OS CIGANOS

DISCRIMINAÇÃO RACIAL CONTRA OS CIGANOS

Do nº 97, de jan - mar 17 da revista O Tchatchipen* resumimos as conclusões do artigo da Amnistia Internacional (AI) "Pedimos justiça" (II) - O fracasso da Europa na proteção dos ciganos da violência racista.

 

Continuar...

"TRADIÇÃO E MUDANÇA NA VIDA DOS CIGANOS"

"TRADIÇÃO E MUDANÇA NA VIDA DOS CIGANOS"

Este é o título de um artigo de dezembro de 2011, publicado no nº 97 da revista O Tchatchipen, citada no presente nº da Caravana. Os autores são Carmen Garriga e Salvador Carrasco. Juan de Dios Ramírez-Heredia faz uma introdução em que lamenta, sentidamente, o recente falecimento de Carmen Garriga, uma grande figura da investigação cigana, professora da Universidade Autónoma de Barcelona e integrou o Conselho Académico do Instituto de Cultura Gitana; entre outras funções, tinha sido assessora de política social para a população cigana da Generalitat de Catalunya. Salvador Carrasco é catedrático na Universidade de Barcelona e Membro do Conselho Académico do Instituto de Cultura Gitana.  Salientamos alguns aspetos do artigo que consideramos mais relevantes.

 

Continuar...

TESTEMUNHO DE UM JOVEM CIGANO ROMENO SOBRE O SEU PERCURSO DE VIDA

TESTEMUNHO DE UM JOVEM CIGANO ROMENO SOBRE O SEU PERCURSO DE VIDA

A revista Nevi Yag (Fogo Novo em Romani) do CCIT (Comité Católico Internacional para os Ciganos) de dezembro de 2016 foi dedicada aos jovens ciganos. A Caravana nº 83 publicou um artigo de Fernanda Reis e Manuela Mendonça, respetivamente Presidente e Vice-Presidente do Secretariado Diocesano de Lisboa da Pastoral dos Ciganos (SDL), que saiu na referida edição da Nevi Yag, sobre “Adolescentes e jovens ciganos face à sociedade em Portugal”. A mesma edição publicou um testemunho do cigano romeno Laurentiu Bocsas, que, dado o seu grande interesse, reproduzimos agora na íntegra;  intitula-se:

Continuar...

A UNIÃO EUROPEIA COLOCA A INCLUSÃO DOS CIGANOS NA AGENDA

A UNIÃO EUROPEIA COLOCA A INCLUSÃO DOS CIGANOS NA AGENDA

Através das Newsletters da FRA (Agência Europeia para os Direitos Fundamentais) vamos sendo informados do que se trata atualmente na Europa sobre a inclusão dos ciganos.

Seminário Internacional sobre as Comunidades Ciganas, em Lisboa Na Fundação Calouste Gulbenkian, em 6 de abril, realizou-se um Seminário Internacional organizado pelo Alto Comissariado para as Migrações (ACM) em que a FRA apresentou os resultados da sua recente investigação sobre as comunidades ciganas e o seu projeto LERI (Envolvimento Local para a Inclusão dos Ciganos) desenvolvido sobretudo nos países de Leste. No Seminário intervieram, entre outras personalidades e organizações a Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Catarina Marcelino, o ACM, Pedro Calado, a OSCE (Organização para  Segurança e a Cooperação na Europa), o Conselho da Europa, o Presidente do Conselho Diretivo do IHRU (Instituto da Habitação e da reabilitação Urbana), Victor Reis, a Fundación Secretariado Gitano e os ciganos Olga Mariano, Bruno Gonçalves e Luis Romão (10-18 abr).

 

Continuar...

DIA INTERNACIONAL DA MEMÓRIA DO HOLOCAUSTO

DIA INTERNACIONAL DA MEMÓRIA DO HOLOCAUSTO

Em 27 de janeiro comemorou-se o Dia Internacional da Memória do Holocausto. Num comunicado conjunto de 15 organizações europeias, quatro das quais ciganas, pede-se “aos Governos europeus para darem prioridade ao antissemitismo, anticiganismo e a todas as formas de racismo, num contexto de crescente discurso de ódio e de ameaças à segurança contra as minorias.”

 

Continuar...

Mais artigos...