Internacional

AINDA O CCIT DE 2016 NA HUNGRIA

AINDA O CCIT DE 2016 NA HUNGRIA

A revista do CCIT (Comité Católico Internacional para os Ciganos), chamada Nevi Yag (Fogo Novo em Romani), de junho de 2016 centrou-se na reunião anual do CCIT de abril de 2016 em Esztergom, Hungria. Gostaríamos de respigar algumas expressões e posições que nos parecerem marcantes.

 

Continuar...

ANTICIGANISMO

ANTICIGANISMO                                                                                                          A ERGO (European Roma Grassroots Organizations Network - Rede de Organizações de Base de Ciganos Europeus) em conjunto com a RomaReact (uma plataforma multimedia para a inclusão dos ciganos) e outras organizações, formaram uma "Aliança contra o Anticiganismo" que publicou, no último Fórum da FRA (Agência Europeia dos Direitos Fundamentais) em junho passado (ver Caravana nº 81), um documento de referência (dr) sobre o anticiganismo. O dr começa por definir anticiganismo não só como atitudes anticiganos, ou a expressão de estereótipos negativos no domínio público, ou discursos de ódio, mas também como manifestações implícitas ou escondidas: anticiganismo não é apenas o que se diz e o que se faz, mas também o que não se faz.

 

Continuar...

O TRIBUNAL DE CONTAS EUROPEU ANALISA A EFICÁCIA DOS FUNDOS EUROPEUS PARA A INTEGRAÇÃO DOS CIGANOS

O TRIBUNAL DE CONTAS EUROPEU ANALISA A EFICÁCIA DOS FUNDOS EUROPEUS PARA A INTEGRAÇÃO DOS CIGANOS

O boletim online da Union Romani Espanhola de 11 de agosto noticia a recente publicação do relatório do Tribunal de Contas Europeu (TCE) (16/6/16) sobre as iniciativas estratégicas da UE e o apoio financeiro que tem dado à integração dos ciganos A análise do TCE incide sobre a eficácia do apoio financeiro prestado à integração dos ciganos através  do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) e do Fundo Social Europeu (FSE).

 

Continuar...

DIA INTERNACIONAL DO POVO CIGANO – 8 DE ABRIL

DIA INTERNACIONAL DO POVO CIGANO – 8 DE ABRIL

Para outras notícias sobre o 8 de abril de 2016 ver a Caravana nº 80. O órgão da Unión Romani Internacional, Nevipens Romani (Notícias Ciganas) de 16 – 30 de abril é dedicado às comemorações do dia 8 de abril um pouco por toda a Espanha e noutras partes do mundo, tais como a Alemanha, a Irlanda, a Argentina, a República Checa e os Estados Unidos da América, salientando-se a cerimónia tradicional do lançamento de pétalas nos rios.

 

Continuar...

RELATÓRIO DA FRA (AGÊNCIA EUROPEIA PARA OS DIREITOS FUNDAMENTAIS) SOBRE OS DIREITOS FUNDAMENTAIS EM 2016

RELATÓRIO DA FRA (AGÊNCIA EUROPEIA PARA OS DIREITOS FUNDAMENTAIS) SOBRE OS DIREITOS FUNDAMENTAIS EM 2016

A União Europeia (UE) e os seus Estados-Membros (EMs) introduziram e desenvolveram inúmeras iniciativas para salvaguardar e reforçar os direitos fundamentais em 2015. O Relatório sobre os Direitos Fundamentais da FRA de 2016 resume e analisa os principais desenvolvimentos no domínio dos direitos fundamentais, registando tanto os progressos realizados como os obstáculos que persistem.

A integração dos ciganos

A discriminação e a hostilidade continuam a afetar as vidas de muitos dos seis milhões de ciganos que, segundo as estimativas, residem na UE. As violações de direitos fundamentais que impedem a integração dos ciganos ganharam destaque em 2015. Por esse motivo, vários EMs reforçaram a aplicação das suas estratégias nacionais de integração dos ciganos (ENIC) concentrando-se em ações a nível local e no desenvolvimento de mecanismos de controlo. Os EMs também reconheceram cada vez mais os desafios específicos que as mulheres ciganas enfrentam. Os ciganos dos países da Europa Central e Oriental residentes em EMs também mereceram especial atenção em 2015, tendo sido discutidas práticas para melhorar a integração dos diferentes grupos de ciganos ao nível local na perspetiva do direito à liberdade de circulação e da cooperação transnacional em matéria de medidas de integração.

 

Continuar...

Mais artigos...