Internacional

OS CIGANOS NA UNIÃO EUROPEIA

OS CIGANOS NA UNIÃO EUROPEIA notícias obtidas através do site da Ergo Network*

Reunião da Plataforma Europeia para a Inclusão dos Ciganos (PEIC)**                          A PEIC realizou em Bruxelas a sua reunião anual de 29 a 30 nov por iniciativa da "Unidade para as políticas de não discriminação e coordenação dos Ciganos" da Diretoria Geral da Justiça e dos Consumidores da Comissão Europeia. Esta reunião foi precedida por duas reuniões preparatórias com parceiros relevantes, incluindo a Ergo Network, a segunda das quais em 17 jun. Os principais tópicos sugeridos para a agenda da reunião foram: anticiganismo, empreendedorismo social, responsabilidade dos Estados Membros (EMs) e da UE e capacitação das autoridades locais.

 

Continuar...

OS CIGANOS DOM DA SÍRIA E DA TURQUIA*

OS CIGANOS DOM DA SÍRIA E DA TURQUIA*

"O Development Workshop implementou o 'Projeto para Melhorar a Proteção e as Condições de Saúde dos Sírios e Migrantes no Sul da Turquia' entre maio e novembro de 2016 com o financiamento da Diretoria Geral para o Apoio Humanitário e a Proteção Civil (ECHO) da Comissão Europeia em cooperação com a ONG GOAL.

 

Continuar...

PROGRAMA “CALI” - Fundación Secretariado Gitano (FSG) - Espanha)

PROGRAMA “CALI” - Fundación Secretariado Gitano (FSG) - Espanha)

25 profissionais ‘Calís’ para promover uma mudança social entre as mulheres ciganas

A Fundação Secretariado Cigano (FSG) apresentou o seu novo programa “Calí: pela igualdade das mulheres ciganas”, financiado pelo Fundo Social Europeu(FSE) e por outras administrações públicas e entidades privadas

O novo programa aborda a desigualdade das mulheres ciganas, numa perspetiva integral. “Calí” vem na sequência dos programas da FSG que contam com o apoio do FSE, “Acceder” (formação profissional e emprego) e “Promociona” (educação). (Notícia do site da FSG)

 

Continuar...

AINDA O CCIT DE 2016 NA HUNGRIA

AINDA O CCIT DE 2016 NA HUNGRIA

A revista do CCIT (Comité Católico Internacional para os Ciganos), chamada Nevi Yag (Fogo Novo em Romani), de junho de 2016 centrou-se na reunião anual do CCIT de abril de 2016 em Esztergom, Hungria. Gostaríamos de respigar algumas expressões e posições que nos parecerem marcantes.

 

Continuar...

ANTICIGANISMO

ANTICIGANISMO                                                                                                          A ERGO (European Roma Grassroots Organizations Network - Rede de Organizações de Base de Ciganos Europeus) em conjunto com a RomaReact (uma plataforma multimedia para a inclusão dos ciganos) e outras organizações, formaram uma "Aliança contra o Anticiganismo" que publicou, no último Fórum da FRA (Agência Europeia dos Direitos Fundamentais) em junho passado (ver Caravana nº 81), um documento de referência (dr) sobre o anticiganismo. O dr começa por definir anticiganismo não só como atitudes anticiganos, ou a expressão de estereótipos negativos no domínio público, ou discursos de ódio, mas também como manifestações implícitas ou escondidas: anticiganismo não é apenas o que se diz e o que se faz, mas também o que não se faz.

 

Continuar...

Mais artigos...