Internacional

NONO CONGRESSO DA UNIÃO ROMANI INTERNACIONAL

NONO CONGRESSO DA UNIÃO ROMANI INTERNACIONAL

De 16 a 18 de agosto realizou-se em Riga, Letónia, o 9º Congresso da União Romani Internacional (IRU). Simultaneamente teve lugar o Primeiro Festival Internacional de Cultura Cigana. Participaram delegados de 27 países.

 

Continuar...

PLANO INTEGRAL DO POVO CIGANO NA CATALUNHA 2014-2016

PLANO INTEGRAL DO POVO CIGANO NA CATALUNHA 2014-2016

A revista O TCHATCHIPEN (A Verdade em Romanó) - Revista trimestral de Investigación Gitana, edição do Instituto Romanó de Servicios Sociales y Culturales, da Unión Romani de Espanha, presidida por Juan de Dios Ramírez-Heredia, no seu nº 90 de abril-junho 15, além da referência às Caravanas nºs 73 e 74 logo a abrir a secção das Revistas, tem o Plano Integral do Povo Cigano na Catalunha 2014-2016, da autoria da Generalitat de Catalunya.

 

Continuar...

NEVI YAG

NEVI YAG

O Nevi Yag (Fogo Novo em Romani), órgão do CCIT (Comité Catholique International pour les Tsiganes) de jul traz uma reportagem extensa sobre o Encontro de abril em Snagov, Roménia (ver Caravana nº 77) que foi o 40º Encontro do CCIT e sobre a evolução do CCIT ao longo dos anos. O mesmo nº traz um artigo de Manuela Mendonça, Vice-Presidente do Secretariado Diocesano de Lisboa da Pastoral dos Ciganos sobre "A evolução do mundo cigano em Portugal".

VIAGEM DE UM CIGANO ESPANHOL DE ESPANHA ATÉ À ÍNDIA

VIAGEM DE UM  CIGANO ESPANHOL DE ESPANHA ATÉ À ÍNDIA

O nº 90 já citado de O TCHATCHIPEN tem o relato de uma viajem empreendida de carro pelo cigano Valenciano Vicente Rodríguez, com uma Canadiana não cigana, Rebekah Ward que veio à Europa para conhecer os ciganos, desde o túmulo de Camarón de la Isla  em San Fernando (cidade na Baía de Cadiz, Andaluzia, Espanha, conhecida por La Isla del Sur) até ao túmulo de Gandhi na Índia.

 

Continuar...

ENTREVISTA AO EDITOR DA REDE VIRTUAL CIGANA

ENTREVISTA AO EDITOR DA REDE VIRTUAL CIGANA

Valery Novoselky (VLN), Editor da Roma Virtual Network (Rede Virtual Cigana) (RVN) há 16 anos, em 15 set deu uma entrevista ao servidor checo de notícias, Romea, sobre o trabalho e o futuro da RVN. Começando por qualificar a Década da inclusão dos ciganos que termina em 2015 (NR para os países do Leste da Europa), VLN afirma a sua desilusão e atribui as causas desse resultado às complexidades do sistema de financiamento da UE. VLN visitou recentemente Berlim a convite do Roma Information Centrum de Berlim, onde contactou com a situação dos 60 000 imigrantes ciganos do sudeste da Europa, particularmente da ex-Jugoslávia. Aí também apoiou a introdução na RVN da  RomaniPhen, um grupo informal de ciganas que está ligado ao Roma Information Centrum.

 

Continuar...

Mais artigos...