Nacional

ROMED2

ROMED2

Newsletter da Câmara Municipal de Torres Vedras (7 mar 17)

“O ROMED2 é um programa promovido pelo Conselho da Europa e União Europeia, que tem como objetivo assegurar a equidade da mediação entre as comunidades ciganas e as instituições, promovendo a mudança através da participação democrática da população.

 

Continuar...

PORTUGAL CATÓLICO. A BELEZA NA DIVERSIDADE: UM CAPÍTULO SOBRE A COMUNIDADE CIGANA

PORTUGAL CATÓLICO. A BELEZA NA DIVERSIDADE: UM CAPÍTULO SOBRE A COMUNIDADE CIGANA

Do capítulo sobre a "comunidade cigana", da autoria da Professora Doutora Manuela Mendonça, Presidente do Secretariado Diocesano de Lisboa da Pastoral dos Ciganos, no livro "Portugal Católico. A Beleza na Diversidade", publicado pelo Círculo de Leitores e que foi oferecido ao Papa Francisco, publicamos o seguinte excerto:

Continuar...

OPRÉ CHAVALÉ (13 fev - 2016)

OPRÉ CHAVALÉ (13 fev - 2016)

Oito mulheres das comunidades ciganas recebem bolsas para continuar os seus estudos no ensino superior. O Programa Escolhas assina protocolo com a Associação Letras Nómadas para apoiar os esforços de um grupo piloto de jovens do Projeto Opré Chavalé que, quebrando estereótipos e ultrapassando desafios sociais, entraram no ensino superior este ano letivo.

 

Continuar...

APROFUNDAMENTO DO ESTUDO SOBRE AS COMUNIDADES CIGANAS

APROFUNDAMENTO DO ESTUDO SOBRE AS COMUNIDADES CIGANAS

Observatório das Comunidades Ciganas – OBCIG

ACM – revista, nº 5 - Especial Comunidades Ciganas

Por Carlos Jorge dos Santos (Coordenador do OBCIG) e Liliana José Alves Moreira (Investigadora do OBCIG)

O aprofundamento do Estudo Nacional sobre as Comunidades Ciganas apresenta uma estimativa do número de residentes ciganos e da sua distribuição geográfica, alicerçada em dados fornecidos pelos 308 municípios portugueses (taxa de resposta ao inquérito enviado de 100%), o que viabilizou a cobertura de todo o território nacional.

Existem 37089 mulheres e homens ciganos residentes em Portugal, o que significa 0,4% da população portuguesa. Em relação à localização da população portuguesa cigana verifica-se que a mesma se encontra distribuída de um modo espacialmente desigual: 101 municípios portugueses revelaram não ter conhecimento da existência de pessoas ciganas no seu território, estando assim a população cigana distribuída por 207 municípios (67,2%).

 

Continuar...

FESTA DE NATAL NO ACAMPAMENTO CIGANO DE VIANA DO CASTELO

FESTA DE NATAL NO ACAMPAMENTO CIGANO DE VIANA DO CASTELO

À semelhança de anos anteriores, o Secretariado Diocesano da Mobilidade Humana, em Viana do Castelo, levou a efeito mais uma festinha de Natal, no passado dia 17 de Dezembro, sábado, pelas 15 horas, para as crianças do acampamento de etnia cigana, em Darque, Viana do Castelo.

 

Continuar...

Mais artigos...