CARAVANA 97 – EDITORIAL

CARAVANA 97 – EDITORIAL

A OPÇÃO PELOS POBRES

A opção da Igreja pelos pobres (Papa Francisco, A Alegria do Evangelho, nº 198) tornou-se real, visível e paradigmática nas notícias a que damos relevo neste número, protagonizadas pelo Cardeal Turkson, um dos colaboradores mais próximos do Papa Francisco e portanto mais em comunhão com os anseios do seu coração, movidos pelo Espírito que o inspira. Nem sempre esta opção é tornada realidade, pelo menos em todas as suas vertentes culturais. Entretanto há exemplos notáveis das sinergias que podem ser geradas pela colaboração entre uma entidade oficial, uma grande instituição de desenvolvimento social, uma importante instituição de apoio social e uma associação cigana, como foi o caso de Beja. Este é um exemplo dos resultados que uma associação cigana pode obter na prática e no terreno quando sabe solicitar e congregar apoios e financiamento. Importa ainda realçar a notável notícia de como uma Câmara municipal, a de Almeirim, soube atuar para dar emprego a ciganos contrariando fantasmas e  inércias, mas em vez disso atuando, fazendo, realizando.

 

Continuar...

CARDEAL TURKSON VISITA ACAMPAMENTO CIGANO EM ROMA E APOIA OS RESIDENTES NO COMBATE À PANDEMIA

CARDEAL TURKSON VISITA ACAMPAMENTO CIGANO EM ROMA E APOIA OS RESIDENTES NO COMBATE À PANDEMIA

Do Dicastério da Santa Sé para a Promoção do Desenvolvimento Humano Integral, por intermédio da Drª. Alessandra Silvi, atual responsável pela área dos ciganos, recebemos a seguintes informações, a primeira relativa à Clínica Móvel do Hospital papal Bambino Gesú que há anos assiste os acampamentos de ciganos nas áreas mais marginalizadas e a segunda sobre a visita que o Cardeal efetuou em 13 de junho, juntamente com a Associação 21 Luglio.

Continuar...

BAIRRO DAS PEDREIRAS EM BEJA É APOIADO PELO ACM E PELA FUNDAÇÃO GULBENKIAN

BAIRRO DAS PEDREIRAS EM BEJA É APOIADO PELO ACM E PELA FUNDAÇÃO GULBENKIAN

Fonte: Rádio Pax de 26 de junho, notícia veiculada por Anselmo Prudêncio do Núcleo Distrital de Beja da EAPN (Rede Europeia Anti-Pobreza) Portugal

A comunidade cigana do Bairro das Pedreiras, em Beja, vai receber apoio em géneros alimentares e máscaras. A ação surge “no âmbito do Fundo de Emergência Covid-19 criado pela Fundação Gulbenkian cujo objetivo é mitigar os impactos da pandemia em diversas áreas, como saúde, ciência, educação, cultura e sociedade civil.

Aquele apoio resultou “das sinalizações identificadas pelo ACM- Alto Comissariado para as Migrações” esclarece a Associação dos Mediadores Ciganos de Portugal (AMEC).

A Associação solicitou o apoio ao Núcleo Distrital de Beja da EAPN Portugal/Rede Europeia Anti-Pobreza para a realização de uma candidatura de apoio financeiro para o Bairro das Pedreiras.

 

Continuar...

7000 CIGANOS SANTOS MÁRTIRES DA ARMÉNIA

7000 CIGANOS SANTOS MÁRTIRES DA ARMÉNIA

Brochura publicada em fevereiro de 2020, da autoria de Renato Rosso.                                Na capa: ícone da Canonização com um símbolo do povo Cigano. O “dia da Memória” é em 24 de abril.

 

Apresentação Esta brochura foi escrita para os ciganos italianos, para que conheçam os 7000 ciganos que viveram na Arménia, martirizados, i. é torturados e mortos por não terem renegado a sua fé em Jesus, e a que a Igreja Apostólica Armena já declarou santos. Antecipamos-lhes um facto que os ajudará a ler estas páginas, pensando nos “nossos” (crianças, jovens, mães, pais, anciãs e anciãos) unidos aos arménios no sofrimento e na morte. Uma rapariga cigana tinha iniciado a deportação numa caravana com dez mulheres e raparigas, oito das quais eram ciganas. Um jovem turco, enquanto acompanhava o comboio dos deportados. foi conquistado pela beleza dessa rapariga e propôs-lhe que se salvasse tornando-se muçulmana, casando com ele e assim evitando a morte. Mas a rapariga respondeu: "porque não te tornas tu cristão e assim caso-me contigo". A recusa despertou no jovem todas as fúrias e ela foi imediatamente torturada. Em seguida, foi-lhe amputado um peito, mas ela permanecendo sempre firme na sua fé, foi reduzida a muitos pequenos pedaços.

 

Continuar...

Antena 1 (11 jun)

Antena 1 (11 jun)

Nos noticiários da manhã deu muito relevo à notícia (ver neste nº) da publicação do Relatório de 2020 da FRA (Agência Europeia para os Direitos Fundamentais) sobre a situação das populações ciganas em Portugal. Também a TSF e o Observador referiram a mesma divulgação.