Bienal Internacional de Cerâmica abre a 28 de outubro

No próximo sábado, pelas 16h30, será inaugurada no Museu de Aveiro / Museu Santa Joana, a 13.ª edição da Bienal, que decorrerá até 4 de dezembro, cerimónia que inclui a entrega dos prémios aos vencedores do concurso, seguindo-se o concerto inaugural pela Orquestra Filarmonia das Beiras que irá interpretar um repertório barroco, com Manuel Teixeira como maestro convidado, na Igreja de Jesus.
A exposição no Museu de Aveiro apresenta cerca de 90 obras, oriundas dos mais variados países, selecionadas para a bienal. A exemplo de anteriores edições, também este ano o programa da bienal irá integrar diversas iniciativas, como exposições, instalações, workshops e ateliers, programa para famílias, conferências e debates e visitas guiadas.

 

Outras exposições
O Museu Arte Nova irá acolher a exposição “Deambulações”, da autoria de Sofia Beça, a artista convidada e vencedora da edição de 2017 do Concurso Internacional de Cerâmica de Alcora.
Na Galeria Morgados da Pedricosa decorrerá uma homenagem “VIC (re) mixerd” onde 10 artistas plásticos contemporâneos vão intervir sobre reproduções de uma peça criada por Vasco Branco, considerado um dos mais relevantes ceramistas aveirenses. No dia 4 de novembro, pelas 16 horas, no auditório da VIC / Aveiro Arts House (antiga casa de Vasco Branco, na Rua Príncipe Perfeito), o curador da Casa Wabi, Alberto Rios de la Rosa, vai apresentar três das obras que integrarão a exposição coletiva VIC (re)mixed, desenvolvidas por três artistas internacionais, residentes da Casa Wabi. Ainda na VIC decorrerá a homenagem a Miró com a exposição de Vasco Branco.
No Museu da Cidade estará a exposição “ID Pool – Residências Artísticas Vista Alegre”, que apresentará os trabalhos produzidos nas residências artísticas que tiveram lugar na Vista Alegre. Terá associada uma visita guiada e conversa com Alda Tomás, coordenadora do Departamento de Design da Vista Alegre, para falar sobre o projeto e algumas das peças expostas.
Na Galeria da Pedra, Claustro do Museu de Aveiro / Museu de Santa Joana estará patente a mostra “Génese Cerâmica — Mostra I&D”, uma exposição alusiva ao desenvolvimento dos objetos cerâmicos, da conceção à produção final, que culmina na mostra de inovação tecnológica.
A Antiga Capitania do Porto de Aveiro irá acolher as obras originais e múltiplos, mais significativas, de muitos dos artistas que ao longo do tempo trabalharam na Oficina de Cerâmica Cooperativa Árvore, com curadoria de Laura Soutinho e José Emídio.
O Forno Cerâmico do IEFP, Antiga Fábrica Jerónimo Pereira Campos, acolherá a exposição “Marion Jones. Narrativas de Aveiro: a vida de sal”, que reúne uma série de peças de porcelana artística.
Para além das exposições, haverá ainda instalações no Museu de Aveiro (“Xohan Viqueira: Geografias do tempo e da memória” e “O Papel da Aleluia Cerâmicas na construção da identidade cultural da cidade”) no Jardim do Museu de Aveiro (Encontros Improváveis”, da autoria do ceramista e escultor João Carqueijeiro), no Auditório do Museu da Cidade (instalação sonora, orquestrada a partir da manipulação das criações cerâmicas utilizadas por Xoubinha).
C.F.