Os burros são, há mais de meio século, a atração principal da festa de Ancas, no concelho de Anadia, como uma vez mais aconteceu no passado dia 17 de agosto, quando milhares de locais, e de forasteiros, se concentraram no largo da igreja matriz e ruas limítrofes para assistir à edição deste ano da tradicional corrida de burros.
Segundo um dos organizadores do evento, “a corrida de burros em Ancas já se realiza há mais de cem anos. Esta tradição tem, à vontadinha, um século”, sempre com o objetivo de “proporcionar alegria, festa e manter esta tradição, que é única na Bairrada”. Apesar da tradição ser desta terra da Bairrada, os dez burros que estiveram presentes no evento vieram de outras terras. “Infelizmente, tivemos de pagar para eles virem participar na corrida, tal como as pessoas que os conduzem, que, também, na sua maioria, não são de cá”.
Com partida e chegada do largo da Igreja, os burros, de diversos tamanhos e cores, com os respetivos cavaleiros (que tanto podem ir montados, como à frente, de lado ou até a empurrá-los), vestidos com trajes bastante alegres e espalhafatosos, percorreram cerca de dois quilómetros, num percurso sempre rodeado por milhares de espetadores que efusivamente aplaudiam e incentivavam as equipas concorrentes.
A corrida dos burros, com os seus protagonistas asininos, é “imortalizada” em diversas peças de vestuário, usadas tanto por espetadores como por membros da organização durante o evento em que o asno é protagonista maior. Os festejos religiosos tiveram lugar no dia 15 de agosto (dia da Assunção de Nossa Senhora), com a celebração da Missa e a realização da procissão.
C.F.