Está a chegar ao fim a visita à Diocese de Aveiro dos dois símbolos que João Paulo II entregou aos jovens para promover a Jornada Mundial da Juventude: a Cruz e o Ícone de Nossa Senhora com o Menino Jesus. Com um significado especial, porque a JMJ de Lisboa se inspira em Maria, os símbolos partem da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima para a Diocese de Coimbra, no dia 2 de abril. Previa-se que o trajeto se fizesse de comboio, mas a greve da CP está a obrigar à alteração de planos.
Ao longo de um mês, os símbolos andaram de comboio, viaturas militares e diversas embarcações, atravessaram a pateira e vários canais da ria, subiram a pontes cicláveis e ao farol, foram a clubes desportivos e a acampamentos de ciganos, à prisão e ao hospital, levados por pessoas de todas as idades.
No sábado de Ramos (1 de abril), os jovens despedem-se da terceira visita dos símbolos a Aveiro, depois de 2003 e 2010. “A Festa da Juventude será o culminar da peregrinação dos símbolos da JMJ pela Diocese de Aveiro. Pretende-se assim reunir todos os jovens da diocese num verdadeiro Mar de Alegria”, refere o Comité Organizador Diocesano (COD).
A festa terá o seguinte programa:
09h00 – Check-In [Centro Cultural de Congressos]
09h30 – Acolhimento [Cais da Fonte Nova]
10h15 às 12H30 – Workshops e dinâmicas [Centro da cidade Aveiro]
13h30 – Peregrinação rumo ao Parque de Exposições de Aveiro – PEA
14h30 – Concerto com a BANDA DA PARÓQUIA [Palco Principal do PEA]
17h00 às 20H00 – Cine COD e Artes Performativas [Auditório e outros espaços do PEA]
21h15 – Animação com DJ [Palco Principal do PEA] a cargo do Município de Aveiro
22h00 – Concerto com o artista DOMINGUES [Palco Principal do PEA] a cargo do Município de Aveiro
24h00 – Final da atividade
As inscrições ainda decorrem em www.aveirojmj2023.pt.