Orbis quer angariar padrinhos à distância para levar mais crianças à escola

No Rossio da Aveiro, a organização não governamental para o desenvolvimento vai oferecer um copo de arroz e um lápis para sensibilizar para as necessidades de alimentação e educação de crianças africanas.

 

Se na tarde do próximo domingo, ao passear pelo Rossio de Aveiro, lhe oferecerem um copo com “arroz de mingau”, aceite. É a comida típica de alguns países africanos e, em muitos casos, é a única refeição que as crianças têm por dia. O gesto faz parte de uma ação de sensibilização que a Orbis – organização não governamental (ong) para o desenvolvimento – vai levar a cabo para alertar para as desigualdades e dificuldades de acesso à alimentação. Já para alertar paras as dificuldades que as crianças africanas têm no acesso à educação, a Orbis distribui um lápis com uma mensagem.
As ações acontecem no dia 18 de junho, entre as 15h30 e as 18h, havendo no Rossio material de divulgação da Orbis (panfletos, roll up, etc.) e um pequeno espaço para atividades com crianças.
Esta iniciativa está inserida numa campanha de divulgação do projeto de apadrinhamento à distância “One Child one Future”. Através de contribuição mensal de 25 euros, em modalidade individual ou de grupo, é possível garantir uma refeição diária da criança, apoio na educação e alguns cuidados de saúde a crianças africanas e de regiões mais pobres do Brasil.
Para garantir o funcionamento do projeto, a ORBIS (ong ligada ao Serviço Diocesano de Animação Missionária SDAM – Diocese de Aveiro) mantém contactos regulares com parceiros dos diferentes países em que o projeto está implementado (Angola, Brasil, Moçambique, Guiné Bissau e São Tomé e Príncipe) e conta com o apoio de técnicos (voluntários) competentes no terreno de missão e parceiros com quem estabelece contactos e trocas de informações regulares.