Hoje, 29 de agosto, depois da Eucaristia às 17h30 na igreja paroquial de Tendais, concelho de Cinfães (Diocese de Lamego), será inaugurada uma estátua a D. António Francisco dos Santos, bispo auxiliar de Braga (2004-2006), bispo de Aveiro (2006-2014) e bispo do Porto (2014-2017). O monumento, na terra natal de D. António Francisco, é inaugurado no dia em que faria 70 anos, a duas semanas do primeiro aniversário da morte (11 de setembro de 2017).
A estátua em bronze, da autoria do escultor portuense Hélder de Carvalho, fica localizada ao lado da Igreja Matriz num parque adjacente a esta. O pároco de Tendais, P.e Adriano Pereira, explicou ao Correio do Vouga o sentido da homenagem: “A estátua faz parte de um monumento de ação de graças à vida e missão de D. António Francisco dos Santos. As dioceses de Aveiro, Braga e Porto foram consultadas a propósito do mesmo. A base da estátua, estruturada em quatro patamares, permite ao visitante aproximar-se da mesma num movimento de subida. O caminhar com o D. António é desta forma uma proposta. Em quatro quadros encontram-se pensamentos do Sr. D. António relacionados com a sua missão nas dioceses de Lamego, Braga, Aveiro e Porto”.
A ereção do monumento congregou diversas instituições e pessoas, além das quatro dioceses referidas. “A sua morte repentina deixou consternados todos os seus conterrâneos e amigos, que por esta e outras iniciativas procuram manter viva a sua memória”, refere o pároco, que aponta as instituições que colaboraram, seguindo as orientações da Diocese de Lamego: “A Câmara Municipal de Cinfães e a Junta de Freguesia de Tendais, mecenas da base em que se apoia a estátua, sendo autor do projeto Carlos Martins; a Irmandade dos Clérigos no Porto, a Associação Comercial do Porto (Palácio da Bolsa) e a Santa Casa da Misericórdia do Porto, mecenas da estátua da autoria de Hélder de Carvalho”. O sacerdote adianta ainda a colaboração de um movimento denominado “Caminhando com D. António”. “Elementos deste grupo, todos os meses à tarde, nos dias 11 e 29, datas do seu falecimento e nascimento, reúnem-se em oração na capela de S. Vicente na Sé do Porto, onde o seu corpo está sepultado”, frisa o pároco de Tendais.
Para a celebração, confirmaram presença os bispos titulares das quatro dioceses e diversos bispos auxiliares e eméritos.
TESTEMUNHO
O lugar dos nossos mortos
é no coração agradecido dos vivos
Ouvi, uma ou outra vez, o sr. D. António Francisco dizer “O lugar dos nossos mortos não é no cemitério, mas no coração agradecido dos vivos”. Nesta frase aparecem em destaque e contraposição as palavras “cemitério” e “coração agradecido”. A partir daqui, o Sr. D. António, no que respeita à relação com que partiram para a casa do Pai, sublinha a importância de ser dominada por sentimentos de gratidão.
A vida e o ministério deste extraordinário pastor são um dom precioso de Deus ao seu povo. Por isso julgo que todos quantos com ele tivemos a oportunidade de conviver ou trabalhar nos devemos sentir uns privilegiados. Esta iniciativa, no quadro de outras já realizadas ou em preparação, pretende ajudar a manter viva em nós a riqueza da sua vida e da sua ação pastoral. Ser um incentivo a aprofundar o conhecimento do seu pensamento e o testemunho da sua vida marcada pela doação em comunhão e serviço.
Adriano Alberto Pereira
Pároco de Tendais, terra natal de D. António Francisco