Bem-vindos ao site português do Departamento Nacional da Pastoral Juvenil dedicado à JMJ16.

 JORNADAS MUNDIAIS DA JUVENTUDE 2016
CRACÓVIA, POLÓNIA - 26 JULHO A 31 JULHO

«Bem-aventurados os misericordiosos porque alcançarão misericórdia» (Mt 5,7) 

Papa escolhe «Maria» como tema central da caminhada até JMJ 2019

A Santa Sé divulgou hoje os temas para as próximas Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ), que se vivem nas dioceses até ao encontro mundial no Panamá em 2019, e convida os jovens a refletir sobre a Virgem Maria.

Numa nota enviada ao Departamento Nacional da Pastoral Juvenil, o Dicastério para os Leigos, Família e Vida informa que os temas escolhidos pelo Papa Francisco para três edições da Jornada Mundial da Juventude, “para promover a jornada espiritual” até à celebração internacional Panamá em 2019, são todos dedicados a Maria.

‘O Todo-poderoso realizou grandes coisas em meu favor’ é o tema para o próximo ano, 2017, para a 32.ª Jornada Mundial da Juventude.

Para 2018, o Papa Francisco escolheu viver-se a JMJ diocesana sob o lema ‘Não temas, Maria, porque encontraste graça junto de Deus’.

Ainda em 2018 e já depois da 33.ª jornada realiza-se o Sínodo dos Bispos dedicado aos jovens e vai refletir sobre ‘Os jovens, a fé e o discernimento vocacional’, em outubro.

No ano seguinte, em 2019, todas as direções são para a 34.ª Jornada Mundial da Juventude que se realiza no Panamá com o tema ‘Eis a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra’.

“Os três temas anunciados têm como objetivo dar uma conotação mariana forte ao itinerário espiritual das próximas JMJ, recordando ao mesmo tempo a imagem de uma juventude a caminho entre passado (2017), presente (2018) e futuro (2019), animada pelas três virtudes teologais: Fé, caridade e esperança”, divulga a Sala de Imprensa do Vaticano.

À Rádio Vaticano o responsável pelo setor da Juventude do Dicastério para Leigos, Família e Vida destacou que “é a primeira vez” que a preparação para um encontro mundial de jovens “terá todo o percurso mariano”.

“Já tivemos, em todo esse percurso de mais de 30 JMJ’s, duas vezes em jornadas celebradas em nível diocesano, os temas marianos mas nunca houve um tema mariano numa Jornada Mundial internacional”, observou o padre João Chagas.

“Desta vez vamos ter três seguidos, todo um caminho mariano, uma grande alegria, uma grande bênção: sabemos como o nosso povo e nossa juventude tem um carinho especial pela mãe de Deus”, acrescentou o sacerdote brasileiro.

À emissora do Vaticano, o padre João Chagas referiu ainda que a a Arquidiocese do Panamá é a “primeira diocese em terra firme do continente americano e tem uma grande devoção a Nossa Senhora” chamada de ‘La Antigua’. Maria ‘La Antigua’, uma devoção de origem espanhola.

“Quando o Brasil celebra os 300 anos de Aparecida, Portugal, os 100 anos de Fátima, então, cai como uma luva”, comentou ainda o responsável pelo setor da Juventude do Dicastério para Leigos, Família e Vida que acredita não ter sido “intencional” a escolha mariano dos temas da JMJ até 2019 mas, “com certeza, na intenção de Deus foi providencial”.

As Jornadas Mundiais da Juventude nasceram por iniciativa do Papa São João Paulo II depois do encontro no Ano Internacional da Juventude realizado em Roma, em 1985.

Cada JMJ é celebrada, anualmente, a nível mundial, em todas as dioceses, no Domingo de Ramos, intercaladas com um grande encontro internacional a cada dois ou três anos: em 1987, Buenos Aires (Argentina); em 1989, Santiago de Compostela (Espanha); em 1991, Czestochowa (Polónia); em 1993 em Denver (EUA); em 1995, Manila (Filipinas); em 1997, Paris (França); em 2000, Roma (Itália); em 2002, Toronto (Canadá); em 2005, Colónia (Alemanha); em 2008, Sidney (Austrália); em 2011, Madrid (Espanha); Rio de Janeiro (Brasil), em 2013; e Cracóvia (Polónia), em 2016.

Email